(Prato da FLS - motivo vegetalista desconhecido) |
A Fábrica
de Louças de Sacavém foi uma
fonte quase inesgotável de motivos e decorações aplicadas nas faianças de efectuou, ao longo dos muitos anos da sua produção, com especial ênfase para o
seu período mais longo, o Gilman &
Ctª, correspondente ao período temporal de 1921-1970.
Para além das decorações mais
conhecidas, que correspondem a padrões mais ou menos anglófonos, ou a
interpretações livres dos mesmos, houve muita outra decoração, alguma
relativamente escassa, em especial as decorações vegetalistas que são
importantes e que se devem memorizar, pois não lhe dão o valor merecido, como
ao “Cavalinho”, ao “Cartão”, ao “Reino”, ao “Rio”, ao “Beira”, entre outros
mais e vão-se perdendo irremediavelmente, devido também à sua escassa produção.
Exemplo disso é o prato raso que
apresentamos com uma interessante triplica decoração policromática, em tons de
grená, estampada na aba, que se prolonga um pouco até ao covo, com decoração
vegetalista, arranjos florais. Possui um filete igualmente grená de bordadura
na aba.
Trata-se de um prato com um carimbo,
na cor verde, que reporta ao período de Gilman
& Ctª, correspondente ao período temporal de 1921-1970.
Por outro lado, possui também uma
referencia alfanumérica na pasta “ 52 – 345(?) -..ACAVE.. (?), associadas ao
período temporal de fabrico e à peça em si, cujo motivo especifico
desconhecemos.
Para conhecimento de todos aqui fica a
postagem, continuamos a tentar desvendar o nome deste motivo.
FONTES:
1) – “Fábrica
de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em
Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte –
Edições INAPA – 1997;
2) – “150
Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de
Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;
3) – “Porta
aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de
Loures – Setembro de 2008;
4) - “Porta
aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara
Municipal de Loures – Setembro de 2009;
5) –“Cerâmica
Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização,
Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da
Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987;
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