terça-feira, 8 de dezembro de 2015

MAIS UM PRATO DA CERÂMICA OAL - ALCOBAÇA

Apresentamos mais uma peça em Faiança, peça utilitária, de uso doméstico, da OAL – Olaria (de) Alcobaça, Limitada, com decoração vegetalista sóbria, policroma; motivo repetido três vezes na aba do prato, entre os dois filetes na cor verde seco que o delimita.


(Prato em Faiança da OAL)

A decoração policroma com três arranjos vegetalistas iguais, aparentando margaridas ou camomilas, com pétalas vermelhas escuras, bolbo, ramos e folhas na cor verde seco, é corrente à época, e quase que se poderia confundir com algum tipo de faiança da Fábrica de Loiça de Sacavém.
 

(Prato em Faiança da OAL - pormenor da decoração vegetalista)

No tardoz do prato, é exibida a marca, em tons de verde seco, inequívoca da OAL – o logotipo da Olaria de Alcobaça, Limitada; inserida numa coroa circular, igualmente verde, com as indicações: OLARIA ALCOBAÇA – ALCOBAÇA.
 
(Prato em Faiança da OAL - pormenor do tardoz)
Como sabemos esta fábrica laborou entre 1927 e 1984, tendo-se como dado adquirido que este tipo de faiança deva ter sido produzido nas décadas de 60 e 70, já na parte final da laboração da fábrica.
 
(Prato em Faiança da OAL - pormenor do carimbo)
Tratava-se de uma faiança simples, para uso doméstico comum, de baixo valor comercial, concorrencial com as demais faianças existentes à época e de implantação regional, na periferia de Alcobaça.
 
(Prato em Faiança da OAL - pormenor do carimbo)
Consideramos que é importante divulgar e catalogar as peças de faianças fabricadas na região de Alcobaça, na época referida, pois constituem e definem uma diferenciação da tradicional louça azul de Alcobaça.


(Prato em Faiança da OAL - motivo vegetalista policromático)


Fontes:

1) - “Cerâmica em Alcobaça – 1875 até ao presente: CeRamiCa PLUS” – Galeria de Exposições Temporárias – Mosteiro de Alcobaça; 6 de Abril a 4 de Maio 2011; Município de Alcobaça, 2011.


3) – “ Cem anos de Louça em Alcobaça”, de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira, 2008;

4) – “Faiança de Alcobaça, de 1875 a 1950”, de Jorge Pereira de Sampaio, Estar Editora, Coleção Fundamental, 1997 (?);

5) - – “A Loiça de Alcobaça”, de João da Bernarda, Edições ASA, 1ª Edição, Porto - Outubro de 2001.

6) – “A Faiança de Raul da Bernarda & F.os, Lda. – Fundada em 1875 – ALCOBAÇA”, de Jorge Pereira de Sampaio, Edição Particular da Fábrica Raul da Bernarda & F.os, Lda., Alcobaça, Outubro, 2000.


Sem comentários:

Enviar um comentário