Prato Motivo Cavalinho, ao gosto popular - Aveiro (?) |
Interessante prato em faiança, de fabrico
desconhecido, monocromático, azul, com decoração central no covo com o motivo,
vulgarmente designado por “Cavalinho”, com decoração pincelada, em bicos, na bordadura
da aba, em azul, e com filete separativo da aba para o covo, igualmente na cor
azul.
Pormenor da decoração no covo do prato - a chapa e esponjado |
A decoração central do covo do prato é
estampilhada, com recurso a “chapa” ou a “stencil” recortado, nos elementos
decorativos: coluna, cavalo, cavaleiro, torre (castelo) e o ornato floral sob o
cavalo e cavaleiro. A folhagem da árvore e o enquadramento do solo são motivos esponjados.
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Trata-se de uma popular imitação do motivo
original, ao gosto do decorador (pintor) do mais vulgar motivo da Fábrica de
Louça de Sacavém, bem assim como de outras fábricas nacionais.
Refira-se que o motivo “Estátua”, para além do
da Fábrica de Louça de Sacavém também foi fabricado em muitas outras fábricas,
sendo perfeitamente conhecidas e identificadas, pelos carimbos ou marcas: Fábrica
de louça de Alcântara, em Lisboa; Fábrica de Massarelos, Fábrica das Devessas,
Fábrica da Corticeira do Porto, no Porto/Gaia; Fábrica de José dos Reis (dos
Santos), em Alcobaça; Fábrica das Faianças de S. Roque – Aveiro; Fábrica das
Faianças Capôa – Aveiro, Fábrica da Fonte Nova – Aveiro, em Aveiro e outras mais,
não identificadas, como é a do presente caso.
Pormenor do tardoz do prato |
A peça que apresentamos não possui qualquer
carimbo que possa identificar, origem, fabrico ou época de produção; contudo admitimos
que seja fabrico da zona de Aveiro ou de Coimbra.
Pormenor do frete no tardoz do prato |
Presumimos tratar-se de peça do período de
fabrico das primeiras décadas do século passado: dos anos de 30, 40 ou mesmo
50.
Pormenor das marcas das trempes no tardoz do prato |
Pelo tipo da pasta (avermelhada), do pequeno círculo
central do frete, dos habituais três pontos triangularmente definidos,
correspondentes aos apoios das trempes para cozedura do vidrado e das demais
características morfológicas do verso do prato, apontamos para que seja, mais
provavelmente de fabrico de Aveiro, será?
Prato com o Motivo Estátua ou Cavalinho, ao gosto popular |
A
inventariação da peça aqui fica.
Fontes:
1) –
“Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização,
Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da
Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.
2) – “Faiança Portuguesa – Seculos XVIII-XIX”,
de Arthur de Sandão, Livraria Civilização, 2º Volume, Barcelos, 1985.
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