segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

PRATO EM FAIANÇA, MOTIVO “CAVALINHO” - VERSÃO POPULAR – DE AVEIRO (?)


Prato Motivo Cavalinho, ao gosto popular - Aveiro (?)
Interessante prato em faiança, de fabrico desconhecido, monocromático, azul, com decoração central no covo com o motivo, vulgarmente designado por “Cavalinho”, com decoração pincelada, em bicos, na bordadura da aba, em azul, e com filete separativo da aba para o covo, igualmente na cor azul.


Pormenor da decoração no covo do prato - a chapa e esponjado


A decoração central do covo do prato é estampilhada, com recurso a “chapa” ou a “stencil” recortado, nos elementos decorativos: coluna, cavalo, cavaleiro, torre (castelo) e o ornato floral sob o cavalo e cavaleiro. A folhagem da árvore e o enquadramento do solo são motivos esponjados.  

Pormenor da decoração no covo do prato - a chapa e esponjado

Trata-se uma versão popular do motivo “Estátua”, ou seja o popular “Cavalinho” com recuso a dois métodos diferentes de pintura: estampagem, e esponjado.
Pormenor da decoração da bordadura da aba com bicos
Trata-se de uma popular imitação do motivo original, ao gosto do decorador (pintor) do mais vulgar motivo da Fábrica de Louça de Sacavém, bem assim como de outras fábricas nacionais.

Refira-se que o motivo “Estátua”, para além do da Fábrica de Louça de Sacavém também foi fabricado em muitas outras fábricas, sendo perfeitamente conhecidas e identificadas, pelos carimbos ou marcas: Fábrica de louça de Alcântara, em Lisboa; Fábrica de Massarelos, Fábrica das Devessas, Fábrica da Corticeira do Porto, no Porto/Gaia; Fábrica de José dos Reis (dos Santos), em Alcobaça; Fábrica das Faianças de S. Roque – Aveiro; Fábrica das Faianças Capôa – Aveiro, Fábrica da Fonte Nova – Aveiro, em Aveiro e outras mais, não identificadas, como é a do presente caso.


Pormenor do tardoz do prato
A peça que apresentamos não possui qualquer carimbo que possa identificar, origem, fabrico ou época de produção; contudo admitimos que seja fabrico da zona de Aveiro ou de Coimbra.


Pormenor do frete no tardoz do prato
Presumimos tratar-se de peça do período de fabrico das primeiras décadas do século passado: dos anos de 30, 40 ou mesmo 50.


Pormenor das marcas das trempes no tardoz do prato
Pelo tipo da pasta (avermelhada), do pequeno círculo central do frete, dos habituais três pontos triangularmente definidos, correspondentes aos apoios das trempes para cozedura do vidrado e das demais características morfológicas do verso do prato, apontamos para que seja, mais provavelmente de fabrico de Aveiro, será?


Prato com o Motivo Estátua ou Cavalinho, ao gosto popular
A inventariação da peça aqui fica.


Fontes:

1) – “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.

2) – “Faiança Portuguesa – Seculos XVIII-XIX”, de Arthur de Sandão, Livraria Civilização, 2º Volume, Barcelos, 1985.

Sem comentários:

Enviar um comentário