segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Prato da Fabrica de Louça de Sacavém – motivo “LEQUES”


(Prato da FLS - Motivo LEQUES)

A faiança da Fábrica de Louça de Sacavém não nos deixa de surpreender continuamente, pois cada dia aparece mais uma peça, com um motivo desconhecido e com uma aparência, que caso não fossem as marcas não se desvendava facilmente a sua origem.


(Pormenor da decoração principal - Motivo LEQUES)

Tudo isto a propósito do prato raso que apresentamos: pela aparência, textura, cor e motivo nos levava a encaminhar para um fabrico da Fábrica de Louça de Alcântara, da faiança dita “à Ingleza”.


(Prato da FLS - Motivo LEQUES - tardoz )

Quando na realidade se trata de uma peça da Fábrica de Louça de Sacavém, do período de 1865-1870, devido ao carimbo na cor sépia, correspondente a esse período (da Real Fábrica), para além da gravação na massa da marca correspondente ao período de 1880-1885, e ainda um símbolo marcado também na massa – uma estrela.


(Prato da FLS - Motivo LEQUES - tardoz- Carimbo e Marcas )


(Prato da FLS - Motivo LEQUES - tardoz- Carimbo da Real Fábrica 1865-1870 )

(Prato da FLS - Motivo LEQUES - tardoz- marcas do período de 1880-1885 (?) )

Pela decoração que apresenta, cuja composição maior, que preenche a ba e parte do covo, com canas de leitos de água são exibidos dois leques, um com folhas de nenúfar e outro com um ganso, na água com exuberante vegetação aquática a tardoz do mesmo.


(Prato da FLS - Motivo LEQUES - pormenor) 

A decoração deste prato completa-se com mais duas composições mais pequenas, uma com trancas laçados e um elemento floral e outro com trancas pregados e também com um elemento floral entre as trancas.


(Prato da FLS - Motivo LEQUES - pormenor  de decoração secundária) 


(Prato da FLS - Motivo LEQUES - pormenor  de decoração secundária)
Foi a fonte (2), que em primeira mão me permitiu desvendar este motivo, através de uma travessa rectangular oitavada que apresentou, na qual o motivo estava identificado abaixo da marca “LEQUES”.


(Travessa da FLS - Motivo LEQUES - peça que permitiu identificar o motivo da nossa - Fonte 6)

Trata-se na verdade um motivo pouco usual, muito antigo, e provavelmente para rivalizar com o motivo de igual nome que era produzido pela Fábrica de Louça de Alcântara.


(Prato da FLS - Motivo LEQUES) 


Fontes:

1) – “Fábrica de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte – Edições INAPA – 1997;

2) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;

3) – “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;

4) - “Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;

Sem comentários:

Enviar um comentário