As pequenas peças de faiança são mais
graciosas, interessantes e cativam-nos mais.
Por tal motivo e quando surge alguma,
com motivo aprazível ou de fabrico reconhecido, não resistimos à sua aquisição
e posterior colecção.
(Pequeno prato com decoração policromática, motivo regional "Saloio" - Fonte 2) |
Mais uma pequena aquisição dessas: um
pequeno prato em faiança, da OAL – Olaria de Alcobaça Limitada, policromático,
com decoração rural, interessante, motivo recorrente, de outro já apresentado, (fonte 2), mas com uma variante temática.
Uma camponesa de blusa vermelha, saia azul,
avental amarelo e lenço azul na cabeça, com cesto de cor azul, no braço, seguindo
à frente do burro, com albarda grená e cilhas amarelas, olhando tristemente
para nós, provavelmente, caminhando vagarosamente a caminho de casa, vendo-se a
paisagem ao fundo, onde são evidentes as silhuetas de dois montes.
Para enaltecer o prato, dois filetes de
bordadura, o exterior, acastanhado e o interior, na cor amarelada.
Atendendo à natureza de pasta utilizada,
ao motivo da decoração e ao tipo de pintura realizada, bem como ao vidrado
leva-nos a considerar que será uma peça fabricada na segunda metade dos anos
quarenta ou primeiros anos da década de cinquenta, do século passado.
Trata-se de uma decoração, em termos de
pintura, de duas naturezas: uma pintura a chapa recortada ou “stencil”, com decoração de todos os
elementos a preto e uma decoração manual, a pincel, nas cores amarelo, azul e
vermelho, que se limitou a preencher as partes criadas pela chapa recortada,
para além do enquadramento do solo e da paisagem, ao gosto do artista.
No tardoz do prato o carimbo, monocromático,
na cor castanha, com a Indicação de *Olaria Alcobaça *Alcobaça* e no círculo
interior, o logotipo OAL.
Trata-se de uma peça utilitária com uma
decoração ao gosto popular, bastante utilizado à época da sua fabricação, usada
com frequência no fabrico da OAL.
Era o aproveitamento de motivos rurais,
definidores de uma época (meados do século XX), com a utilização de cores do
gosto popular e decoração simples, mas cativante.
Muitas destas peças, pese embora de
textura frágil chegaram até ao presente, pois devido à sua decoração deixaram
de ser peças utilitárias, de uso doméstico e comum, passando a ser peças de
decoração, geralmente expostas junto às costas dos louceiros para lhes dar uma
animação decorativa e cromática.
Fontes:
1) – “Cerâmica
em Alcobaça – 1875 até ao presente: CeRamiCa PLUS” – Galeria de Exposições
Temporárias – Mosteiro de Alcobaça; 6 de Abril a 4 de Maio 2011; Município de
Alcobaça, 2011.
2) – http://velhariastralhasetraquitanas.blogspot.pt/2014/10/pequeno-prato-da-oal-olaria-de-alcobaca.html;
3) – “ Cem anos de Louça em
Alcobaça”, de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira, 2008;
4) –
“Faiança de Alcobaça, de 1875 a 1950”, de Jorge Pereira de Sampaio, Estar
Editora, Coleção Fundamental, 1997 (?);
5) - –
“A Loiça de Alcobaça”, de João da Bernarda, Edições ASA, 1ª Edição, Porto -
Outubro de 2001.
Sem comentários:
Enviar um comentário