domingo, 13 de dezembro de 2015

PEQUENO PRATO DA OAL – OLARIA DE ALCOBAÇA LIMITADA – MOTIVO RECORRENTE (SALOIA), VARIANTE




As pequenas peças de faiança são mais graciosas, interessantes e cativam-nos mais.
 

(Prato em Faiança de fabrico OAL - motivo "Saloio" - ?)

Por tal motivo e quando surge alguma, com motivo aprazível ou de fabrico reconhecido, não resistimos à sua aquisição e posterior colecção.


(Pequeno prato com decoração policromática, motivo regional "Saloio" - Fonte 2)
Mais uma pequena aquisição dessas: um pequeno prato em faiança, da OAL – Olaria de Alcobaça Limitada, policromático, com decoração rural, interessante, motivo recorrente, de outro já apresentado, (fonte 2), mas com uma variante temática.
 

(Pormenor da decoração policromática - tema "Saloio/a" ?)

Uma camponesa de blusa vermelha, saia azul, avental amarelo e lenço azul na cabeça, com cesto de cor azul, no braço, seguindo à frente do burro, com albarda grená e cilhas amarelas, olhando tristemente para nós, provavelmente, caminhando vagarosamente a caminho de casa, vendo-se a paisagem ao fundo, onde são evidentes as silhuetas de dois montes.
 

(Pormenor dos dois filetes de bordadura da aba da peça)

Para enaltecer o prato, dois filetes de bordadura, o exterior, acastanhado e o interior, na cor amarelada.

Atendendo à natureza de pasta utilizada, ao motivo da decoração e ao tipo de pintura realizada, bem como ao vidrado leva-nos a considerar que será uma peça fabricada na segunda metade dos anos quarenta ou primeiros anos da década de cinquenta, do século passado.
 

(A beleza da peça e a sua exibição em termos cromáticos)
Trata-se de uma decoração, em termos de pintura, de duas naturezas: uma pintura a chapa recortada ou “stencil”, com decoração de todos os elementos a preto e uma decoração manual, a pincel, nas cores amarelo, azul e vermelho, que se limitou a preencher as partes criadas pela chapa recortada, para além do enquadramento do solo e da paisagem, ao gosto do artista.
 

(O tardoz do pratinho e o carimbo inequívoco da OAL)

No tardoz do prato o carimbo, monocromático, na cor castanha, com a Indicação de *Olaria Alcobaça *Alcobaça* e no círculo interior, o logotipo OAL.
 

(O Carimbo da Fábrica OAL)

Trata-se de uma peça utilitária com uma decoração ao gosto popular, bastante utilizado à época da sua fabricação, usada com frequência no fabrico da OAL.

Era o aproveitamento de motivos rurais, definidores de uma época (meados do século XX), com a utilização de cores do gosto popular e decoração simples, mas cativante.

Muitas destas peças, pese embora de textura frágil chegaram até ao presente, pois devido à sua decoração deixaram de ser peças utilitárias, de uso doméstico e comum, passando a ser peças de decoração, geralmente expostas junto às costas dos louceiros para lhes dar uma animação decorativa e cromática.

Fontes:

1) – “Cerâmica em Alcobaça – 1875 até ao presente: CeRamiCa PLUS” – Galeria de Exposições Temporárias – Mosteiro de Alcobaça; 6 de Abril a 4 de Maio 2011; Município de Alcobaça, 2011.


3) – “ Cem anos de Louça em Alcobaça”, de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira, 2008;

4) – “Faiança de Alcobaça, de 1875 a 1950”, de Jorge Pereira de Sampaio, Estar Editora, Coleção Fundamental, 1997 (?);


5) - – “A Loiça de Alcobaça”, de João da Bernarda, Edições ASA, 1ª Edição, Porto - Outubro de 2001.

Sem comentários:

Enviar um comentário