terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Travessa Oval de esponjados, com os Bombos da Festa – Fabrico de Aveiro (?)


(Travessa oval de esponjados e carimbos, de Aveiro (?)) 
As peças em faiança decoradas a esponjados são sempre um motivo de peculiar interesse, demonstrativos de uma determinada época, e que dado o gosto que houve à mesma, eventualmente pelo seu baixo custo, teve uma significativa utilização.
 

(Decoração complementar, a pincel, ao gosto do decorador)

Atendendo à sua fabricação, simples e sem esmeros de qualidade de produção ou de decoração, as peças que ficaram para a posterioridade não são muitas e as que ficam enfermam de sinais de desgaste, de uso ou de manuseamento, faltando o vidrado por fadiga, possuindo “cabelos” e alguns tais que motivaram a aplicação de “gatos”, de “dentadas” nas bordaduras da peça, enfim de sinais que demonstram a idade das peças.
 

(Pormenor da decoração a pincel - Bombos e Arraial)

Os esponjados são de vários tipos e a sua apresentação configura processos e meios de execução diferentes. Há os esponjados puros e simples, há os “carimbos” que mais não são que esponjados aplicados com “rolhas” de cortiça, que criam decorações circulares.
 

(Pormenor - "Os Bombos da Festa")

Os esponjados foram utilizados por quase todas as fábricas de faianças, desde os meados - finais do século XIX, até meados do século XX, quer como decoração complementar e de integração ou composição em decorações ou motivos característicos, por exemplo “Cantão Popular”, entre muitos outros.
 

(Pormenor dos esponjados - a verde seco e azul e dos "carimbos" a amarelo)

Mas existem peças simples, em que a única decoração são esponjados, esponjados e filetes ou faixas, esponjados e carimbos, etc, e esponjados, carimbos e outros elementos decorativos à época, como é o caso da peça que apresentamos.

São peças simples, ingénuas, de decoração fácil, ao gosto do decorador e aos gostos da época.
 

(Pormenor da banda ou faixa na bordadura da aba da travessa)

Estas peças, de esponjados eram fabricadas nas várias fábricas de Aveiro, no Norte, e segundo consta na Fábrica da Corticeira (pese embora tenhamos algumas dúvidas, pois cremos que não se produziu tanto como se faz crer e se refere, pese embora na parte final da sua produção tenha, eventualmente, adaptado tal estilo, ao gosto da decoração das faianças da época, para conseguir ter concorrência entre as demais e sobreviver financeiramente, numa época que já agonizava), para além de outras.
 

(Conjunto de Pormenores identificativos e característicos da peça)
Este tipo de peças, eventualmente fabricadas com predominância nas fábricas de Aveiro, em meados do século passado, com a decoração de esponjados, escorridos e circulares – a “aplicação da rolha”, policromados (azuis, amarelos-ocre, avermelhados ou cor de rosas); esponjados esverdeados e com remates em triângulos, ou “bicos”, na cor azul, junto à bordadura, ou com faixas de remate, ou filetes largos – no presente caso uma faixa larga cor-de-rosa velho.

Trata-se de uma decoração simples e rápida de efetuar, com a execução manual ao gosto de decorador da aplicação dos esponjados, com uma esponja provavelmente do mar e dos “círculos”, com uma rolha, para além de outras decorações, ao pincel, como é a do presente caso com uma soberba decoração de um tema recorrente das Festas do Norte, os Bombos da Festa e a Decoração do Arraial, de forma tão simples e deveras ilustrativa exemplificada na presente peça.
 

(O tardoz do travessa e o pormenor da "aranha" rústica aplicada à mesma para pendurar)

A rapidez e o “descuido” colocado na decoração destas peças “baratas” e de uso utilitário comum e frequente, justificava que habitualmente no tardoz ou base das mesmas, aparecessem borrões coloridos, correspondendo a alguns dos dedos do decorador, sujos de tinta da decoração efectuada, ou outras situações de evidente descuido no seu fabrico, o que não se passa na presente peça, pois, devido à sua decoração, soberba, a travessa oval, deixou de ser uma peça de uso utilitário, para ser uma peça decorativa de pendurar – o que é evidente e demostrativo através da “aranha” artesanal que a mesma tinha, que preservamos e exibimos.

Esta peça, muito pouco corrente, para não dizer rara, possui uma interessante decoração alusiva às Festas e Romarias do Norte, em duas situações emblemáticas das mesmas, as suas decorações, 0s “Arcos das Festas” e a animação cultural ao gosto popular “Os Bombos”.  


(Travessa de Esponjados, Carimbos e decoração a pincel, de Coimbra (?))


Aqui fica o registo de mais uma interessante peça de faiança, provavelmente de uma das fábricas de Aveiro, com uma decoração esponjada falante.

Fontes:

- As recorrentes habituais; sem nenhuma em específico;

- Os conhecimentos pessoais, ao correr do tec

2 comentários:

  1. Não há dúvida que esta peça tem um encanto muito popular. Pessoalmente aprecio sempre estas peças mais ingénuas e depois há toda uma alegria contida nela, que a torna irresistível. Um abraço e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Montalvão,
      Obrigada por mais uma visita.
      Na verdade a ingenuidade destas peças encanta-nos.
      Igualmente um abraço e retribuição de Boas Festas.

      Eliminar