quarta-feira, 23 de julho de 2014

Motivo EGYPCIO da Fábrica de Alcântara.


Motivo EGYPCIO da Fábrica de Alcântara


O interesse e o gosto pelas faianças, leva-nos, cada vez mais, a conhecer mais pessoas, maravilhosas e ávidas de conversa e comunicação, em algo que as apraz também, as faianças e as porcelanas de fabrico nacional.

Na verdade, nunca pensávamos que houvesse tantas pessoas interessadas nas faianças, colecionadoras e com vastos conhecimentos.

Temos vindo a aprender bastantes com elas e a saber muitas estórias, da história da fabricação de faianças em Portugal.

E algumas dessas pessoas, vindo a saber do nosso gosto e dedicação às faianças, efetuando o colecionismo possível, dão-nos a conhecer e a indicar onde existem peças que podem ser adquiridas ou de alguém que pelas mais diversas razões e motivos pretende desfazer-se de peças que possuem.

Tudo isto a propósito de uma senhora, uma querida velhinha, muito faladora e simultaneamente encantadora, que na companhia da sua netinha, de forma inibida, pretendia vendar alguns antigos pratos, que possuía na sua casa. Certamente para ajudar a sua netinha.

Indicaram-nos a senhora e lá fomos ter com ela. Fizemos negócio e compramos um dos pratos que consideramos dos mais encantadores da Fábrica de Alcântara – o motivo EGYPCIO, monocromático, na cor azul celeste.




Trata-se de um prato com decoração de composições florais, eventualmente alusiva à flor de lótus, com filetes de remate na bordadura da aba e no limite do covo. O rebordo da bordadura é rematado com uma grinalda de bandeiras triangulares e entre os filetes no limite do covo para a aba uma repetição de figuras geométricas retangulares com um topo arredondado.


Na verdade há algumas semelhanças com a flor de lótus:


No centro do covo do prato desenvolve-se uma rosácea, rematada com uma grinalda de bandeiras triangulares, com repetição pentagonal – tipo composição de caleidoscópio.


Veja-se uma imagem de caleidoscópio e na verdade há semelhanças:

Segundo um blogue consultado (2), este motivo teve influencia, tal como muitos outros, da produção inglesa, em especial na cor castanha ou azul, produzida pela fábrica Copeland, antiga fábrica Spode, por volta de 1855 e a que chamavam o padrão Honeysuckle ou Empire.


Este prato apresenta todas as características inerentes à faiança de Alcântara, a saber:

- Faiança grossa e pesada;

- O tardoz do fundo do prato possui um único círculo extremo saliente;

- Três locais com três pontos cada, no verso da aba do prato, marca do apoio, quando os mesmos iam cozer.



Para além destas características, possui todas as marcas e carimbos identificativos:


- Marca circular gravada na massa, com a indicação “LOPES & C.ª – ALCANTARA – LISBOA” e por baixo da mesma, igualmente gravado na massa: “918”;

- Carimbo monocromático azul, “FABRICA D’ ALCANTARA”, “FAIANÇA FINA”, “LISBOA” e sob a mesma inserida num caixilho retangular o nome do motivo “EGYPCIO”;

- Marca figurativa gravada na massa, um pequeno quadrado;

Tentando identificar o período de fabrico, segundo o livro Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987, a páginas 277, item 186; fabrico de 1886 em diante – Fábrica fundada por Stringer, Silva e C.ª, cujos proprietários atuais são Lopes & C.ª – marca estampada Louça estampada).




Tentando sistematizar as datas pelos carimbos e marcas, poderemos considerar as seguintes situações:

1.Fabrico de 1885 a 1886: S.& S. - F.ª DE LOUÇA INGLEZA - ALCANTARA - LISBOA - firma Stringer, Silva e C.ª:


2. Fabrico de 1886 a 1889: L & C – LOUÇA À INGLEZA -FABRICA D'
ALCANTARA  - LISBOA – firma Lopes & C.ª.


 

2.a Idem, variante – 1889 a 1897 (?) : L & C – LOUÇA À INGLEZA – FABRICA D´ALCANTARA - LISBOA - TRAVESSA D’ ASSUMPÇÃO 37 E 39


Imagem de prato que evidencia o carimbo em apreço:

ou outro carimbo semelhante,

3. Fabrico de 1889 a 1901: L & C – FAIANÇA FINA– FABRICA D´ALCANTARA - LISBOA – firma Lopes & C.ª


Uma variante de carimbo, em que a raquete de FAIANÇA FINA está voltada para cima (ao contrário, para uma adequada leitura):


outra variante é a troca de "raquetes", a de baixo para cima diz "FAIANÇA FINA" e de cima para baixo diz "FÁBRICA D' ALCANTARA":



3.a Idem, variante – 1889(?) a 1898 : L & C – FAIANÇA FINA – TRAVESSA D’ ASSUMPÇÃO 37 E 39
(O respectivo prato que possui o carimbo comprova ser o mesmo de 1898)
4. Fabrico de 1897 (?) a 1930 (?): LOPES & C.ª - ALCANTARA - LISBOA




Cremos que o carimbo seguinte será da fase final do período indicado (1925 - 1930) (?), em que "ALCANTARA" e "LISBOA", possuem menor dimensão:


5. Fabrico de 1930 (?) a 1934 (?): firma CHAMBERS & C.ª
Não conhecemos qualquer carimbo referente a este período, mas sómente marca gravada na massa. 
Existem outras marcas de fabrico, que se confundem com faiança inglesa, mas que ao possuirem "F A" - de Fábrica de  Alcântara, ou "FAL & Cª" - de "Fábrica de Alcântara - Lopes & Cª" conjuntamente com a marca gravada na massa correspondente ao período de Lopes & C.ª, não deixam dúvidas.


As marcas gravadas na pasta, leva-nos a sistematizar as mesmas pelos vários períodos de fabricação, da seguinte maneira:
1.Fabrico de 1885 a 1886: S.& S. - F.ª DE LOUÇA INGLEZA - ALCANTARA LISBOA - firma Stringer, Silva e C.ª:





2. Fabrico de 1886 a 1897 (?): LOPES & C – ALCANTARA - LISBOA – firma Lopes & C.ª.

(desconhece-se qual a gravação na pasta - se a houve)

2. Fabrico de 1897 a 1930 (?): LOPES & C – ALCANTARA - LISBOA – firma Lopes & C.ª.



 
3. Fabrico de 1930 a 1934 (ou 1935): firma CHAMBERS & C.ª:

Trata-se de um período de fabrico que é ainda uma incógnita, mas que há marcas gravadas nas peças de Alcântara:



Por outro lado, o sinal ou marca figurativa identificada no prato em apreço não nos permite ainda assegurar com rigor a data, sendo que o autor supra citado identificou um sinal (um circulo gravado na massa) – pagina 343, item 834, do livro atrás identificado, como fabrico de 1901, da época de Lopes & C.ª, mas para a “marca quadrada” ainda não conseguimos identificar o ano de fabrico, mas vamos tentando.
Em suma: certezas não temos, dúvidas temos muitas; esta postagem tão sómente teve em vista tentar fazer uma sistematização dos carimbos, marcas, gravações na pasta e marcas figurativas igualmente gravadas na pasta, conjuntamente com a identificação do motivo EGYPCIO.
Contamos com a contribuição e correcção de todos, no sentido de melhorar o efectuado e agora postado, corrigindo eventuais falhas, erros ou imprecisões.
Oportunamente voltaremos ao tema, em especial para tentar desvendar a marca - gravação na massa  "CHAMBERS & C.ª, bem como ao facto da Fábrica de Massarelos ter tido um motivo "ALCÂNTARA", em homenagem à fábrica de Alcântara, que é identico ao motivo "PENICHE" desta ultima.

FONTES:
1) - http:// fabricadealcantara.blogspot.com;

2) - http:// artelivrosevelharias.blogspot.com/;

3) - http:// mercadoantigo.weebly.com/alcantara.html;

4) - http:// leriasrendasvelhariasdamaria.blogspot.com;

5) - http:// mfls.blogs.sapo.pt/tag/alcântara;

6) - http:// artevelha-lm.blogspot.com;
7) -Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987;








7 comentários:

  1. Olá muito boa noite!tenho uma travessa grande desta fábrica! Com o a gravação a raquete ao contrário para melhor leitura (fiança fina) em verde!gostava de saber se tem bastante valor!estimativo tem muito para mim claro!mas apenas gostava de saber por curiosidade! Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá muito boa noite!tenho uma travessa grande desta fábrica! Com o a gravação a raquete ao contrário para melhor leitura (fiança fina) em verde!gostava de saber se tem bastante valor!estimativo tem muito para mim claro!mas apenas gostava de saber por curiosidade! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Raquel Ferreira,

      Boa noite e muito obrigada pela sua visita ao blog.
      As faianças da Fábrica de Alcântara são sem dúvida muito encantadoras e cativantes, razão pela qual têm muito valor estimativo para nós.
      Na verdade a sua peça é interessante, com um carimbo diferente do habitual, o que lhe acrescenta valor - estimar é difícil, sem ver a peça, o seu estado de conservação e a especificidade do carimbo e eventualmente da marca gravada na pasta.
      Mas para além do seu próprio valor há outro valor muito superior que é a nossa estima!
      Parabéns pela peça que possui.
      Até uma próxima visita.
      Cumprimentos,
      Jorge Amaral

      Eliminar
  3. Obrigada pela sua resposta!descobri que tem como nome o desenho phantasi! Verde!quando der adicionou uma foto da mesma!mais uma vez obrigada! Até breve

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela sua resposta!descobri que tem como nome o desenho phantasi! Verde!quando der adicionou uma foto da mesma!mais uma vez obrigada! Até breve

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. O seu artigo está muito interessante. Encontrei uma bule da Fabrica de Alcântara que tem uma marca que não encontro na sua listagem. O que me leva a questionar se não será a da datação de 1886 a 1897 em que refere que se desconhece a marca. Para onde poderei enviar a imagem para que possa observar. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Juliana Couto, desde já os agradecimentos pelo seu contacto e informação, que se reveste de muito útil e que poderá completar uma período cuja marca se desconhece. Agradecia o envio das imagens, por favor, para jorge.amaral.gomes@gamil.com; Muito garto pela sua atenção, Fico a aguardar as imagens,

      Eliminar