terça-feira, 5 de maio de 2015

SALADEIRA EM FAIANÇA AZUL E BRANCA COM INTERESSANTE DECORAÇÃO. FABRICO DE COIMBRA?

Saladeira em faiança, azul e branca, peça oval, moldada, gomada e recortada, muito interessante. Decoração monocromática azul sobre o vidrado branco, com decoração simples mas cativante, e interessante, desconhecida.

Em suma, um motivo desconhecido, para o qual, comparativamente à decoração de outras peças se alvitra ser uma decoração simples “da vida” do “labirinto da vida” ou da “evolução da vida”. Uma ingénua e simples decoração, mas muito interessante e deveras intrigante.

Ou será uma simples decoração de linhas entrecortadas e ligadas entre si, somente par criar um conjunto decorativo para encher a saladeira? Um emaranhado de linhas que se unem e formam figuras abstractas, quão células, e dentro delas três segmentos de linhas curvos, a estilização da evolução da vida? Pura imaginação? Devaneio abstraccionista?

Em termos de textura, trata-se de uma peça em barro branco, com esmalte branco e translúcido, apresentando alguns pontos de falha de vidrado e exibindo no tardoz, com um único frete oval, alguns escorridos do vidrado e deixando trespassar a cor de grão da pasta.
Não possui qualquer marca ou carimbo.


Produção provável do final do século XIX ou início do XX, de Coimbra. Também poderá ser fabrico de Aveiro, ou mesmo do Norte, mas encaminhamo-nos mais para Coimbra, pela textura, vidrado e cor aplicada.

Uma peça interessante, que cativa, mas que tão pouco sabemos sobre a sua decoração e fabrico. 

4 comentários:

  1. Queridos amigos e amigas.
    Ando cuidando da saúde e de tentos afazeres que não nos deixam, mesmo quando precisamos tanto sossegar. Mas é a nossa vida.
    Por isso sem o devido tempo para as postagens dos amigos e sem ânimo e motivação para as próprias.
    Mas estou recomeçando com uma postagem de Cerâmica Portuguesa. Talvez Bordalo.
    Então voltarei aqui, se a Providência o permitir, para uma visita agradável e com o devido olhar e atenção que cada postagem de vocês merece.
    Até.
    Um abraço.
    ab

    ResponderEliminar
  2. Caro Amarildo,

    A sua visita é sempre bem-vinda e os seus comentários sempre apreciados.
    Após esta sua justificada ausência, ficamos a aguardar também as suas postagens, que apreciamos.
    Um até breve, com um abraço,

    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Jorge

    Também aprecio muita esta faiança mais ingénua decorada com estes motivos abstractos. Também desconheço o que se passava na cabeça dos seus pintores no momento da sua criação. Mas, não há dúvida que o resultado era muito bem conseguido.

    No caso, da sua peça, creio que a inspiração terá sido colhida nas peças que imitavam os marmoreados, mas já está tão longe dos modelos, que é quase uma pintura livre, abstracta e decorativa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Montalvão,

      Sem dúvida, uma peça interessante, que apreciamos, mas que infelizmente nada sabemos sobre a mesma e sobre quem, aonde e quando foi feita.

      Este tipo de faiança é assim - uma incógnita completa.

      Um abraço
      Jorge Gomes

      Eliminar