Integrado
no Festival Islâmico de Mértola de 2015, no passado dia 23 de Maio foi
apresentado no Centro de Estudos Islâmicos e do Mediterrâneo, o livro “Cerâmica
Islâmica de Mértola”, de Susana Gómez Martinez, edição Mértola: Campo
Arqueológico de Mértola, 2014.
Teve
uma eloquente introdução feita pelo extraordinário arqueólogo Cláudio Torres e
uma soberba apresentação pela autora – não fosse o calor que se fazia sentir na
sala e muito mais tempo, todos estaríamos, deslumbrados a ouvi-la falar de
cerâmica islâmica de forma arrebatada.
Não
nos podemos esquecer que Mértola apresenta uma quantidade elevada de vestígios
da ocupação islâmica, que têm vinda a ser descobertas, estudadas e catalogadas
ao longo das últimas décadas, no sentido de identificar a islamização levada
nesses tão longínquos séculos IX e XII.
O
contributo muçulmano foi deveras significativo a diversos níveis e as suas
marcas estão espalhadas por todo o lado. Por outro lado os vestígios encontrados,
evidenciam os seus conhecimentos, as suas técnicas e os utensílios usados e
entre eles os objectos de Cerâmica, peças utilitárias e de uso corrente.
Como
sabemos, Portugal, possui provavelmente a maior colecção mundial de Cerâmica
Islâmica existente e daí a importância que se reveste a publicação citada, que
aborda as seguintes temáticas:
-
Mértola e seu Território: o contexto histórico e geográfico;
-
Os estudos de Cerâmica em Mértola;
-
Técnicas de Fabricação da Cerâmica Islâmica de Mértola;
-
Nome, forma e função na Cerâmica Islâmica de Mértola;
-
Técnicas e motivos ornamentais;
-
Produção e Comércio.
É
inegável e reconhecido mundialmente a importância das Cerâmicas Islâmicas
encontradas em Mértola, e soberbamente expostas, sendo que parte do seu acervo
já esteve exposto no Museu do Louvre, em Paris.
Para
quem gosta de Cerâmica, não pode de modo algum descorar ou desconhecer este
tipo de peças existentes em Portugal, de elevado valor.
Para
todos os que queiram saber mais ou adquirir conhecimentos sobre esta cerâmica,
recomendamos, vivamente, o livro em apreço, bem assim como as fontes que
indicamos.
Ao
longo deste “post” fomos apresentando algumas fotos de peças em cerâmica
islâmica, para evidenciar o seu tipo, forma, decoração e seus motivos ornamentais.
São
pois, testemunhos de um período em que “muçulmanos e cristão viveram em
relativa harmonia, tolerando-se mutuamente”; porque não colher estes
ensinamentos, para os tempos presentes e tão conturbados que se vivem?
Fontes:
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