terça-feira, 21 de outubro de 2014

TERRINA SOPEIRA EM FAIANÇA AZUL E BRANCA, “MIRAGAIA”? PORQUE NÃO !

Uma velha terrina em faiança esmaltada, com fundo branco e decoração monocromia azul, sopeira (por ser circular), sem tampa, com várias esbeiçadelas na bordadura, com a porosidade do vidrado e mesmo com falhas deste, no seu interior, não nos deixou de encantar.

Não sabemos concretamente o seu fabrico, mas do Norte será, provavelmente do Porto ou de Gaia, não sabemos; sendo do tipo de faianças conhecidas como de “Miragaia”, mas que nada tem a ver com o fabrico da Fábrica de Miragaia.

Trata-se de um terrina não muito grande, circular, e por isso, dita sopeira, com decoração vegetalista envolta em vastos esponjados, de tonalidade mais clara, continuando a cor azul como predominante. Na zona das asas o esponjado foi interrompido.

Possui em largo filete na sua bordadura, bem como dois largos na zona inferior ao bojo, estrangulada e alongada, cada um destes protegido, de cada um dos lados, por um filete fino, igualmente na cor azul, mas forte.


O vidrado é esbranquiçado, leitoso, com um acabamento exterior uniforme, mas interiormente bastante poroso e com falhas.

No tardoz do fundo, na coroa circular não vidrada, pode-se apreciar o tipo de argila utilizada: avermelhada e com textura fina, não arenosa, uniforme.

Trata-se de uma peça rodada, com duas asas moldadas e coladas, em que as mesmas evidenciam um entrançado, tipo corda, na qual, em parte, o vidrado já desapareceu.

Comparando com outras peças ditas de “Miragaia”, esta não possui decoração “País” de Miragaia, nem o dito “Cantão Popular”, fazendo parte de uma outra “variante”.


A decoração vegetalista aplicada, como que constituindo reservas e o envolvimento destas com esponjados, constituem um tipo de decoração não muito vulgar e consequentemente mais um enigma da produção de faiança nacional antiga, azul e branca.

Parece-nos que se trata de uma pintura efectuada com um traço manual livre, ao gosto do artista, mas com o recurso a outras duas técnicas, estampilha - o stencil (chapa recortada), para realizar as folhas, depois retocadas e o esponjado, para o envolvimento da restante parte da peça,

Cremos tratar-se de uma peça fabricada na segunda metade do século XIX, ou eventualmente no início do século XX, cuja origem de fabrico não conseguimos garantir, por não se encontrar marcada, mas que se trata de uma curiosa peça, não há dúvida.
De referir que o formato da base da terrina não é o habitual das ditas do tipo “Miragaia”, mas assemelha-se mais a outros fabricos do Norte, tais como a que foi exibida no blogue (1), ou uma que se encontra exposta no Museu Nacional de Soares dos Reis ou a que se encontra no Museu Abade de Baçal (Matriz Net, número de inventário 2632) – fonte (4).

Também no blogue referente à fonte (3) foi exibida uma terrina com o formato semelhante à nossa, pese embora com decoração diferente, com a decoração “Cantão Popular”,

Uma outra peça, com decoração semelhante, sem esponjado mas com motivos vegetalistas sobre reticulados está inventariada na Matriz Net e faz parte do acervo do Museu dos Biscainhos (número de inventário 995 MB) – fonte (4), possui autoria desconhecida, não sendo pois “Miragaia” !


Epílogo:

Nas feiras de velharias, e não só, toda a faiança que é azul e branca é “Miragaia”, seja a decoração do tipo “Cantão Popular” ou mesmo do dito “País” de “Miragaia”, ou qualquer outra… desde que seja azul e branca. (E de tanto “martelar”, quase que “vamos na onda”… mas há que separar o “trigo do joio”).

Este tipo de peças são encaminhadas para o 2º período de fabrico da Fábrica de Miragaia, fundada em 1775 por João Rocha, ou seja entre 1822 e 1850.

As peças produzidas neste período, em faiança com esmalte estanífero, caracterizam-se por uma produção mais industrial, com recurso à utilização da estampilha na decoração, isto é, a decoração deixa de ser exclusivamente pintada à mão, pese embora se continue a usar as cores de alto fogo – essencialmente o azul.

A pasta era bastante clara e as decorações deste período tinham influência inglesa, com a sua aplicação estampada, decorada na cor azul, e tendo como modelo as gravuras da época, em moda; tais como paisagens românticas, com castelos, palácios ou casas apalaçadas. Igualmente também continuava a haver as decorações orientais, que sempre estavam em voga.

Enquadradas nestas decorações surge a decoração “tipo País”, em que a marca era uma paisagem central, com edifícios, em que um termina em cúpula, tendo na outra extremidade uma torre, com remate de um crescente (um dos mais velhos símbolos da Humanidade) e na frente tendo um frontão triangular, sendo todo o conjunto rodeado por arvoredo.

É de especial importância ter em atenção que sendo a maioria das peças fabricadas pela Fábrica de Miragaia na cor azul, que esta cor se tornou sinónimo da produção de Miragaia ou na sua “justificação”.

Deste modo são atribuídas a fabrico de Miragaia todas as peças com decoração azul, pese embora com outros tipos de paisagens, estampilhadas, ou até mesmo esponjadas, pese embora nunca tenham surgido peças com essas decorações e com a marca de Miragaia, usada à época, ou então terem marca de outras fábricas da mesma época.

Em suma, o tipo de decoração a azul e branco, não é exclusivo, de Miragaia; logo à época outras fábricas suas contemporâneas o fizerem, como por exemplo a Fábrica Cavaco e a Fábrica de Santo António do Vale de Piedade.

Mas mais tarde, vários foram os fabricos que utilizaram, copiaram ou efectuaram variantes ao modelo de decoração azul e branco de Miragaia, sendo deveras difícil identifica-los, por não estarem marcados.

As peças de fabrico de Miragaia do período em causa encontram-se marcadas com marcas pintadas e estampilhadas que a seguir exibem (fonte 5), situação que confirma a sua origem, eliminando quaisquer dúvidas.

Concluindo, tanta indicação incorrecta ou irónica, atribuindo tudo o que é faiança azul e branca, seja que decoração for a “Miragaia” ou “tipo Miragaia”, quando nada tem a ver com esse fabrico.

Miragaia” sim !, mas com marca que o comprove !


Fontes:






5) – Fábrica de Louça de Miragaia, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu Nacional do Azulejo, coordenação de Margarida Rebelo Correia, edição IMC, Lisboa, 2008;

4 comentários:

  1. Como o mundo é pequeno.
    Quer eu, quer o Luís, estivemos com esta sua base de terrina/sopeira na mão, e ambos considerámos a sua aquisição.
    Acabámos por não decidir e ... foi parar à sua mão. Como o mundo das velharias é limitado. São as mesmas peças que andam de um lado para o outro até ficarem na mesma mão durante muito tempo ou, se a sua importância o justificar, entrar dentro da coleção de um museu.
    A tentação para a considerar logo de Miragaia é grande, mas sem marca será difícil.
    Não me parece que esta peça seja do século XX, creio que será do XIX.
    A ser da produção de Miragaia teria de ser anterior a 1850, pois as portas desta fábrica encerram neste ano.
    As flores que inundam o bojo da peça são semelhantes às que Miragaia produziu na sua fase final, mas as desta fábrica têm um cuidado no desenho que me parece melhor.
    Tenho uma travessa com um desenho na aba quase semelhante ao desta sua terrina, mas o do covo já não me parece ser da produção de Miragaia, pelo que me desiludi logo da minha travessa ser desta produção (com grande pena minha).
    A forma da terrina é comum na produção do século XIX, o que poderá verificar em várias peças produzidas neste período e que constam no blog do Luís (veja as sopeiras/terrinas que ele apresenta dentro da denominação de Fábrica da Bandeira ou Fervença).
    Ainda bem que a adquiriu, pois se esta peça continuasse a andar aos "solavancos" por aí, o mais certo seria partir-se.
    Pode também considerar a produção de outra fábrica, Santo António do Vale da Piedade, cuja produção está aparentada e mesmo relacionada com Miragaia, pois pertenceram ao mesmo patrão e esta última fábrica acabou por herdar quer de alguns artistas/artesãos, quer desenhos de Miragaia, após a falência desta.
    Mas terá de ter em atenção que tudo isto não passam de conjeturas, pois certezas, no mundo das faianças, são raras.
    Cumprimentos
    Manel

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  2. Caro Manel,

    É com todo o prazer que recebo as suas informações e registo as indicações e sugestões que me dá.

    Esta peça não a considerei como sendo de "Miragaia", pois creio que não é (se tivesse a marca correspondente, não havia dúvidas), mas também não consegui identificar fabrico provável. Quanto ao período de fabrico, fico mais elucidado com a sua indicação.

    Mais uma vez, obrigado.

    Até nova postagem e novo comentário.

    Cumprimentos,
    Jorge Gomes

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  3. Jorge

    Gostei muito do seu post. Nunca é demais desmistificar esta ideia feita de que tudo o que é mais ou menos antigo e azul é Miragaia.

    Em todo o caso, a sua terrina foi uma boa aquisição e é bonita. Não sei se será Miragaia, talvez não, mas foi seguramente inspirada de forma directa na produção do 2º período daquela fábrica.

    Um abraço

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    1. Caro Luís Y,

      Mais uma vez obrigada pelo seu comentário.
      Sou "um mero aprendiz", mas tento fazer o melhor, com o suporte bibliográfico que consigo em detrimento de alguma informação dispersa e apresentada na Internet, que já confirmei, que por vezes, não está correcta.
      É sem dúvida, uma peça interessante.

      Um abraço.

      Jorge Gomes

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