sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PRATO COM DECORAÇÃO AO GOSTO ORIENTAL DAS FAIANÇAS CAPÔA – ARADAS - AVEIRO

Continuando na análise, catalogação e divulgação de faianças de fábricas menos conhecidas, algumas já extintas, vamos com este post referenciar um prato de sopa das Faianças “CAPÔA”, Fábrica da localidade de Aradas, em Aveiro.

Trata-se de um prato com uma decoração simples: um vidrado branco, leitoso, com um filete, na cor azul claro, na bordadura da aba e uma interessante reserva no fundo.

Esta interessante reserva, no fundo do prato, monocromática, na cor azul-turquesa, com uma decoração ao gosto oriental, pintada sobre o vidrado, e evocando, através de uma interpretação livre, o célebre “Cantão Popular”.

Na decoração os elementos simbólicos do “Cantão Popular” estão presentes: um pagode, uma ponte, com dois orientais sobre a mesma, duas aves no céu, duas árvores de fruto, um salgueiro.


Trata-se de um motivo, pouco conhecido das Faianças “Capôa”, que cremos ter sido produzida nas décadas de 60 a 80.

Para além deste motivo as Faianças Capôa possui um outro motivo, ao gosto oriental, policromático, muito conhecido e largamente utilizado na restauração durante bastantes anos, desde o início dos anos 60, até aos finais dos anos 90 (ainda me recordo perfeitamente de comer em pratos destes, nos restaurantes de província).

Eram pratos de textura frágil, mas em contrapartida sobravam em decoração policromática, com cores de tons vivos.



Os carimbos não deixavam dúvidas, pois eram sempre estes que se viam nas costas do fundo dos pratos:


Nessa época, os mesmos cansavam-nos a visão, agora recordamos-os com nostalgia – a vida é assim, os anos vão passando e vamos recordando as coisas de épocas passadas, da nossa juventude…..

Sem comentários:

Enviar um comentário