As peças em
faiança com decoração azul forte sobre um vidrado branco leitoso, são sempre interessantes
e quando pela sua textura e motivo se vê que são relativamente antigas maior é
o fascínio.
(Foto 1 - A nossa peça) |
Tudo a
propósito de uma travessa oval, com uma interessante decoração vegetalista, com
cornucópias florais, que se prolongam desta a aba até ao covo da travessa,
fabrico da Fábrica de Massarelos, do Porto, cujo Motivo é “Lisboa”.
(Foto 2 - O Carimbo da peça) |
Na
bordadura da aba um filete dourado, para enaltecer ainda mais a peça.
(Foto 3 - Pormenor da Decoração) |
Facto interessante,
em que as fábricas do Norte criavam motivos alusivos ao Sul, e as fábricas de Lisboa
tinham motivos com referências ao Norte, provavelmente como homenagem a essas
mesmas cidades, por um lado e por outro, eventualmente, para cativar o consumo.
(Foto 4 - A plenitude da decoração) |
Uma travessa
oval de pasta espessa, com vidrado leitoso, de decoração monocromática, cor azul-escuro
forte, com vistosa decoração vegetalista, repetida duas vezes, entre a aba e o
covo.
No tardoz
possui carimbo monocromático cor castanho azul-escuro, da Fábrica de
Massarelos, carimbo laureado e com a coroa real superior, tendo na coroa
circular escrito: “MASSARELLOS”, “PORTO” e no círculo central “C & W”, e
sob o mesmo o nome do motivo “LISBOA”.
(Foto 5 - O Carimbo na peça) |
Possui
ainda uma gravação na pasta “MASSARELOS”, “PORTO” e “M” e no descambar do frete
“MASSA…” – foi a peça de punção da marca que “resvalou” e deixou marca.
(Foto 6 - A marca "MASSARELOS") |
(Foto 7 - Resto de outra marca - um descuido do marcador) |
Trata-se
pois de uma peça fabricada no período de Chambres & Wall, que corresponde
ao período que medeia entre 18.09.1912 a 11.03.1920.
(Foto 8 - O Soberbo Carimbo do período C & W) |
Em suma,
uma peça interessante, com cerca de 100 anos ou mesmo mais, em muito bom estado
de conservação.
FONTES:
2) – “Fábrica de Massarelos - Porto, 1763 – 1936”,
Coordenação de Mónica Baldaque, Teresa Pereira Viana e Margarida Rebelo Correia,
edição do Museu Nacional Soares dos Reis, 1998.
3) – “A Fábrica de Louça de Massarelos –
Contributos para a caracterização de uma unidade fabril pioneira”. Volume 1,
dissertação de Mestrado em Estudos do Património, de Armando Octaviano Palma de
Araújo, Universidade Aberta, Lisboa, 2012.
4) – “Cerâmica Portuense – Evolução Empresarial e
Estruturas Edificadas”, Teresa Soeiro, Jorge Fernandes Lacerda, Silvestre
Lacerda, Joaquim Oliveira, Edição Portugália, Nova série, volume XVI, 1995.
5) – “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de
José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José
Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa,
1987.
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