quarta-feira, 29 de junho de 2016

Travessa Oval de Fabrico Massarelos, Motivo Lisboa, do Período Chambres & Wall.

As peças em faiança com decoração azul forte sobre um vidrado branco leitoso, são sempre interessantes e quando pela sua textura e motivo se vê que são relativamente antigas maior é o fascínio.

(Foto 1 - A nossa peça)

Tudo a propósito de uma travessa oval, com uma interessante decoração vegetalista, com cornucópias florais, que se prolongam desta a aba até ao covo da travessa, fabrico da Fábrica de Massarelos, do Porto, cujo Motivo é “Lisboa”.

(Foto 2 - O Carimbo da peça)

Na bordadura da aba um filete dourado, para enaltecer ainda mais a peça.

(Foto 3 - Pormenor da Decoração) 

Facto interessante, em que as fábricas do Norte criavam motivos alusivos ao Sul, e as fábricas de Lisboa tinham motivos com referências ao Norte, provavelmente como homenagem a essas mesmas cidades, por um lado e por outro, eventualmente, para cativar o consumo.

(Foto 4 - A plenitude da decoração)

Uma travessa oval de pasta espessa, com vidrado leitoso, de decoração monocromática, cor azul-escuro forte, com vistosa decoração vegetalista, repetida duas vezes, entre a aba e o covo.

No tardoz possui carimbo monocromático cor castanho azul-escuro, da Fábrica de Massarelos, carimbo laureado e com a coroa real superior, tendo na coroa circular escrito: “MASSARELLOS”, “PORTO” e no círculo central “C & W”, e sob o mesmo o nome do motivo “LISBOA”.

(Foto 5 - O Carimbo na peça)

Possui ainda uma gravação na pasta “MASSARELOS”, “PORTO” e “M” e no descambar do frete “MASSA…” – foi a peça de punção da marca que “resvalou” e deixou marca.

(Foto 6 - A marca "MASSARELOS")

(Foto 7 - Resto de outra marca - um descuido do marcador)


Trata-se pois de uma peça fabricada no período de Chambres & Wall, que corresponde ao período que medeia entre 18.09.1912 a 11.03.1920.

(Foto 8 - O Soberbo Carimbo do período C & W)

Em suma, uma peça interessante, com cerca de 100 anos ou mesmo mais, em muito bom estado de conservação.

FONTES:

2) – “Fábrica de Massarelos - Porto, 1763 – 1936”, Coordenação de Mónica Baldaque, Teresa Pereira Viana e Margarida Rebelo Correia, edição do Museu Nacional Soares dos Reis, 1998.

3) – “A Fábrica de Louça de Massarelos – Contributos para a caracterização de uma unidade fabril pioneira”. Volume 1, dissertação de Mestrado em Estudos do Património, de Armando Octaviano Palma de Araújo, Universidade Aberta, Lisboa, 2012.

4) – “Cerâmica Portuense – Evolução Empresarial e Estruturas Edificadas”, Teresa Soeiro, Jorge Fernandes Lacerda, Silvestre Lacerda, Joaquim Oliveira, Edição Portugália, Nova série, volume XVI, 1995.


5) – “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.

Sem comentários:

Enviar um comentário