As
peças utilitárias de uso doméstico corrente, nas décadas de 40, após 2ª guerra
mundial, 50 e 60 do século passado, de fabrico nacional, com decoração popular,
fizeram uso frequente da cor e de motivos recorrentes como o Galo.
Foto 1 - A nossa Peça |
Na
verdade, um dos motivos mais utilizados na decoração da louça utilitária, bem
também na louça decorativa, era o Galo, geralmente em pose altaneira, com um
enquadramento, a várias cores, e em função da peça, geralmente do seu covo,
onde o mesmo era aplicado.
Foto 2 - A exuberância do Galo, aplicado a stencil |
Por
outro lado, na época citada o uso das cores era muito frequente, com vários
tons, aplicadas de diversas formas: o stencil,
uma chapa recortada com o motivo que sobrepunha sobre a chacota e se pintava
sobre a mesma, ficando o motivo pintado; o esponjado, com o recurso a uma
esponja, que se molhava na tinta e depois se aplicava sobre a peça, o aerógrafado,
com o recurso a um aerógrafo, que permitia a aplicação da cor em degradé e finalmente a simples pintura,
a pincel.
Foto 3 - A vistosa decoração policromática do covo da saladeira |
A
saladeira que apresentamos contempla todos estes processos:
-
a stencil: o galo, no centro do covo,
na cor azul forte;
-
o esponjado: o horizonte e as nuvens, ambos na cor-de-rosa claro/salmão (mas
que também poderá ser a pincel – temos dúvidas);
-
o aerógrafado: a aplicação a verde turquesa, na bordadura e esfumando-se para o
covo da saladeira;
Foto 4 - A aplicação a aerógrafo |
-
a pincel: o embasamento de enquadramento a verde-escuro; os arbustos de ambos
os lados, na cor castanha; a base, qual elevação arbustiva, na cor
verde-escuro, onde o galo se apoia; a ave, na cor castanho-escuro, no céu e os “negrões”
das nuvens, também na cor castanho-escuro.
Foto 5 - Os vários tipos de aplicação de cor e execução da decoração |
Em
suma, uma simples peça utilitária, de uso doméstico corrente – uma saladeira, que
constitui um elemento interessante para a análise das faianças populares e dos
modos de fabrico utilizados à respectiva época.
Muitas
fábricas, existentes essencialmente para Norte de Coimbra utilizaram estes
procedimentos e fabricaram estas faianças; com maior incidência para as
cerâmicas da zona de Aveiro, como é o caso desta.
Trata-se
de uma peça fabricada na fábrica Cerâmica de Manuel Gonçalves (Machado
Vitória), conforme atesta o monograma aposto no círculo central do carimbo,
sendo que na coroa circular do mesmo está aposto. FAIANÇAS – ARADAS.
Foto 6 - O Carimbo da Peça |
O
carimbo apresenta a habitual configuração, monocromático na cor azul esbatida.
Para
se ter uma identificação mais pormenorizada desta fábrica e do seu fabrico
recomendamos a visita à fonte 7) que indicamos nas Fontes abaixo.
Foto 7 - Carimbo das Faianças de Aradas da Cerâmica de Manuel Gonçalves |
Em
suma, uma peça simples de faiança, que encerra em si, tanta formação e
evidencias do que foi a faiança e o seu fabrico na segunda metade do século
passado.
Aqui
fica o registo da peça e a exuberância do Galo que a decora.
Fontes:
6) - http://velhariastralhasetraquitanas.blogspot.pt/2014/12/saladeira-em-faianca-de-aveiro-fabrico.html;
7) - https://velhariastralhasetraquitanas.blogspot.pt/2014/12/prato-grande-em-faianca-de-aradas.html;
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