PRATO DE
COZINHA, FABRICO DE COIMBRA?
As peças em faiança com textura, de
acabamento imperfeito e com decoração simples, aplicada com chapa ou cartão,
dita estampilhada, quando de generosas dimensões são deveras interessantes.
E lá temos os pratos de cozinha ou as
ditas palanganas - para além de muitas mais designações (fonte 7).
Hoje apresentamos um interessante prato
de cozinha, com decoração vegetalista, policromada aplicada por estampilhagem,
com retoques e complementos efectuados à mão pelo decorador.
A decoração da aba do prato possui um
largo filete na bordadura na cor vermelho, dito “sangue-de-boi” e na transição
da aba para o covo possui outro filete, igualmente largo, mas na cor
amarelo-ocre, entre ambas uma decoração vegetalista, estampilhada, repetida dez
vezes, na cor negra, com bolbos na cor verde-escuro, efectuados à mão, com o
pincel do decorador.
A circundar a base do covo um outro
filete num vermelho mais vivo e como preenchimento do círculo do covo um
interessante arranjo floral, estampilhado, na cor verde-seco, com flores,
flores e gavinhas. Completo esse arranjo os bolbos e algumas rosáceas,
decoradas manualmente pelo pincel do artista, com círculos preenchidos em
amarelo forte e outros, vazados, em vermelho escuro, tal como elementos
raiados.
O gosto, a arte e empenho singelo, despretensioso
do artista está aqui evidenciado.
Como são interessantes, estas simples
peças em faiança, utilitárias, de uso doméstico, que com o passar dos anos
passaram a peças decorativas, com valor sentimental, e que agora tanto as
apreciamos e desejamos ter, coleccionando-as.
Estas peças em faiança, resistentes, anonimamente
apresentadas, sem qualquer marca ou carimbo da sua origem de fabrico ou época -
outra coisa não seria de esperar, pois não era dado valor a uma peça
quotidiana, de uso continuado – criam-nos dúvidas e pomo-nos a adivinhar a sua
origem, a sua época de fabrico comparando-as com outras e procurando
bibliografia que nos passa ajudar a caracteriza-la.
É este desafio que nos agarra mais ainda
às faianças.
Em relação a esta peça cremos ter como
origem de fabrico a região de Coimbra, pelo tipo da massa (pasta) utilizada,
sua cor amarelada; pela decoração e cores aplicadas e pela singeleza do vidrado
e da sua cor leitosa.
Provavelmente das primeiras décadas do
século XX – será?, não temos certeza, mas cremos que seja.
A apresentação do prato de cozinha, aqui
fica, para que todos apreciem.
FONTES:
1) – “Cerâmica
Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas
e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial
Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.
2) - “Faiança
Portuguesa – Seculos XVIII-XIX”, de Arthur de Sandão, Livraria Civilização, 2º
Volume, Barcelos, 1985.
3) –
“Estudo Decorativo, Morfológico e Tecnológico da Faiança de Coimbra”, de Filipa
Antunes Formigo, Dissertação de Mestrado, do Instituto Politécnico de Tomar,
Tomar, Setembro, 2014.
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