domingo, 4 de outubro de 2015

GRACIOSA CANECA EM FAIANÇA DE ALCOBAÇA, FABRICO VISTAL


As peças pequenas são sempre graciosas e despertam mais o nosso encanto, como é o caso desta interessante caneca de Louça de Alcobaça, de fabrico da Vistal, ou seja da primeira fase de fabrico da Fábrica Vestal.


É uma pequena caneca, bojuda, com asa muito interessante, perfeitamente decorada ao estilo e gosto da Louça de Alcobaça.


Como não poderia deixar de ser o fundo de toda a caneca é na cor azul claro, celeste, sobre o qual se desenvolvem uma intensa decoração policromática, em azul-escuro, verde-claro, cor-de-rosa, vermelho, castanho claro ou amarelo-torrado, criando assim os elementos florais e geométricos da decoração da envolvente da mesma.



Junto ao bordo e à base desenvolvem-se filetes na cor azul-escura, desenvolvendo-se entre os mesmos uma faixa de amarelo acastanhado, rematando, para a zona bojuda, com uma grinalda em arcos com decoração geométrica simples.


Na base de assentamento da caneca a  respectiva  marcação,  efectuada, manualmente “VISTAL”, “ALCOBAÇA”, “PORTUGAL”, o número de catálogo da peça “327” e o anagrama da assinatura do seu decorador “JL” – a simplicidade colocada na sua marcação.


Pequena peça de faiança de Alcobaça, com significado e valor decorativo, pois é uma peça característica e deveras ilustrativa da Louça de Alcobaça, sendo uma peça fabricada no inicio de uma das fábricas mais marcantes e importantes neste contexto ceramista – a VESTAL, que nesse período inicial de designava por VISTAL.


Foi uma empresa ícone neste tipo de faiança. Fábrica sediada em Vestiaria (Alcobaça), fundada em 1947 e com uma qualidade superior das peças que fabricava pela exuberância da sua decoração policromática, demonstrando a qualidade dos seus artistas de decoração.


Mais uma peça catalogada e divulgada, para conhecimento de todos os apreciadores deste tipo de artes decorativas, nacionais, que marcaram uma época e que infelizmente se perderam no tempo e na evolução.



FONTES:

1) - “Cerâmica de Alcobaça, Duas Gerações”, edição do Museu de Alcobaça, 1992, texto de Jorge A. F. Ferreira Sampaio e Raul J. Silveira da Bernarda.

2) – “Cerâmica em Alcobaça – 1875 até ao presente”; exposição de 6 Abril a 4 de Maio 2011 – Catálogo da exposição, coordenador: Luís Afonso Peres Pereira.

3) – “História da Industria na Região de Leiria – Cerâmica”, Edição Jornal de Leiria, revista integrante da edição n.º 1558, do Jornal de Leiria, em 22.05.2014.



Sem comentários:

Enviar um comentário