segunda-feira, 14 de abril de 2014

Soberba Palangana de Faiança de Coimbra (?)


Após uma boa caldeirada, calmamente degostada, iniciamos o regresso a casa, sem contudo darmos uma voltinha, para espairecer...
 
Junto a uma estrada movimentada, vimos um "bric-à-brac", com muitas "velharias" à porta, mais "lixo" que velharias.
 
Paramos e fomos bisbilhotar: tralhas, traquitanas, muito "lixo", mobiliário, "ferro-velho", mas também algumas velharias e antiguidades, mesmo algumas peças muito boas.
 
Houve uma que nos surpreendeu de imediato, mas passamos por ela três vezes, olhos de soslaio e nada dissemos.



Soberba Palangana !
Começamos a pedir as cotações de várias peças de menor valia e consequente menor custo; mas mesmo assim, considerado elevado para nós, pelo que fomos regateando, fazendo conjunto de peças, para que o valor fosse menor, e lá fizemos dois ou três pequenos negócios.
 
Pese embora o "marchand" pretendesse vender-nos mais, não cedemos e quando já vinhamos a sair olhamos para um louceiro onde estava o prtao em causa e tal como das outras situações, perguntamos pelo preço, de forma despretenciosa.
 
Ao que nos respondeu que era um "bom prato", que "já valeu umas centenas de euros, mas agora....", "vá diga lá quanto custa, só por curiosidade"... e lá nos indicou um valor excepcional (baixo), pelo que logo pensamos que o mesmo teria que vir connosco.
 
Mesmo assim ainda regateamos e conseguimos mais um desconto de 5,00 euros, e cá temos o prato ! 
 
Frente da Palangana
Tardoz da Palangana

Um prato grande, tipo palangana, em faiança, com motivo floral – “rosas”, no centro do covo e repetição (oito) de motivo floral de cercadura na aba, duo-cromáticos, com duplo filite no limite do covo, um fino acastanhado e outro, mais larga, alaranjado e um fino azul no rebordo do prato, com 36,0 cm de diâmetro.
 

Pensamos que com fabrico provável do final do século XIX ou início do século XX, e eventualmente de Coimbra.   
 
Mas também poderá ser faiança de Fervença (Gaia) do período entre 1824 e 1860 ou faiança da Bandeira, do período entre 1828 e 1913.
 
No entanto pela composição cromática, pelos motivos pintados e pela sua apresentação inclinamo-nos para que seja Faiança de Coimbra.
 
Mas alguém, mais entendido que nós nos pode confirmar ?

2 comentários:

  1. Caro Jorge

    Esse tipo de peças costuma mais ser atribuído a Coimbra. Normalmente bandeira tem cores muito vivas. Mas como a faiança portuguesa raramente é marcada, arriscamos sempre a dar tiros ao lado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis,

    Obrigada pelo parecer. Fico grato. Vamos pois, continuar a crer que seja Coimbra -já somos dois.

    Um abraço.

    ResponderEliminar