domingo, 21 de dezembro de 2014

TAMPA DE TERRINA, EM FAIANÇA AZUL E BRANCA, MIRAGAIA (?)

Como o prometido é devido aqui vai a segunda “prendinha” para os seguidores do nosso blogue, nesta época natalícia, de paz, amizade e confraternização.


Uma interessante tampa de uma terrina, em Faiança Azul e Branca – o que é logo um fascínio, um deslumbramento!

Será Miragaia? Se for é uma maravilha! Um êxtase!

Trata-se de uma tampa de terrina, de forma oval; peça moldada, de encaixe, em cúpula, com pega elevada, em forma de flor.


A decoração é pintada e estampilhada a azul, sobre fundo branco, possuindo dos dois lados da pega uma paisagem tipo oriental, com um edifício composto com vários corpos, o central, mais alto e mais expressivo, encimado por uma cúpula, com zimbório e uma haste com um crescente.


Os restantes edifícios são de menor porte, com telhados de duas águas, enquadrados em vegetação luxuriante tipo oriental.

O edifício maior exibe uma asna triangular e sob a mesma, em zona lateral um arco de volta perfeita.

Sobre a cúpula, sobrevoam duas aves, graciosamente, parecendo interagirem entre si.


Na bordadura da tampa um largo filete na cor azul, e no intervalo entre as duas decorações referidas, um conjunto de cornucópias ou arabescos, espessos e pintados na cor azul.

Na restante área da tampa não decorada estão pintadas o que presumimos serem aves, mas longe, pela sua dimensão relativa.


A pega, em tipo de flor, encontra-se pintada na cor azul.

Têm-se vindo a denominar este motivo como “País”, ou “País Miragaia”, sendo que é inspirado num motivo inglês largamente produzido pela Fábrica Inglesa Herculaneum Pottery.

Peça interessante, que cativa o olhar de um qualquer – é o fascínio da Faiança Azul e Branca, mas que sem carimbo ou marca não permite uma identificação concreta da sua origem fabrico, da fábrica e do período em que foi efectuada.


Apesar de tudo, parece-nos que poderá ser uma Faiança da Fábrica de Miragaia, do seu segundo período de fabricação, 1822-1850.


A assim ser, corresponde ao período de fabricação final de Francisco da Rocha Soares (pai) e à de seu filho, também Francisco da Rocha Soares, em que a produção de peças de faiança, de uso doméstico, imitava, com frequência a decoração da louça inglesa, tão divulgada e valorizada à época.


Eram elementos preponderantes desta decoração, com paisagens estampilhadas na cor azul, os conjuntos edificados, sempre um deles com uma cúpula, a presença de um crescente e o deslumbrante enquadramento de vegetação tipo oriental.


São sem dúvida, estas semelhanças que nos levam a equacionar que a tampa em apreço seja Miragaia, pese embora, a decoração não seja “igual” a outras identificadas e apresentadas em livros que tratam deste tipo de Faianças – mas as semelhanças são muitas.


Pois também poderíamos equacionar ser uma Faiança da Fábrica de Santo António de Vale de Piedade, de Gaia, mas pelo branco da peça e pelos tons de azul inclinamos-nos mais para que seja de Miragaia.




Contudo, efectuada uma aturada análise comparativa com peças de Faiança de Miragaia, com as respectivas marcas, permite-nos identificar as seguintes diferenças: 

         - na presente peça a cúpula é central, nas peças de Miragaia geralmente localiza-se à direita do conjunto edificado;

         - nesta peça o crescente está na haste sobre a cúpula, nas peças de Miragaia, está sobre outro edifício que não possui cúpula, mas geralmente uma torre;

         - a asna triangular localiza-se sob a cúpula, na nossa peça, nas peças Miragaia, localiza-se num edifício lateral à cúpula,

         - os edifícios de menor porte, à esquerda do da cúpula, na nossa peça possuem duas ordens de fenestração, nas peças de Miragaia possuem quatro ou cinco ordens (pisos);

         - na nossa peça, os telhados dos edifícios de menor porte, à esquerda do da cúpula, evidenciam coberturas de duas águas, nos das peças de Miragaia, tal facto não é evidente e por vezes evidenciam quatro águas ou mesmo uma torre;

         - todas as peças de Miragaia rematam inferiormente com uma palma, em leque, a nossa peça apresenta somente uma vegetação rasteira, com um ligeiro esponjado, para além da qual se avistam os edifícios;

         - as peças de Miragaia exibem todas uma palmeira elevada, geralmente ao lado e superiormente à cúpula, a nossa peça não apresenta a palmeira mas árvores de outra espécie;

         - a nossa peça, sob o edifício da cúpula e no seu plano anterior exibe um arco de volta perfeita, e em todas as peças de Miragaia essa situação não ocorre, sendo exibido o que nos parece um relevo ou obstáculo orográfico irregular;

         - o filete de bordadura, azul, que apresenta a nossa tampa de terrina, não é habitual aparecer nas peças classificadas como de Miragaia, conforme marca ou carimbo que possuam;

         - os arabescos ou cornucópias que a nossa tampa possui, também não identificamos em peças de Miragaia…

Então a nossa peça em Faiança Azul e Branca não é de Miragaia, que pena! De que fábrica será?


Mas é linda.

Aqui fica a “prendinha” para todos os seguidores deste blogue ou para os bem-vindos visitantes! 

Comentário de 06.04.2015:

No seguimento de comentário de Luís Montalvão, do blog http://velhariasdoluis.blogspot.pt/

a nossa tampa de terrina é mais uma das muitas peças inspiradas no motivo "País" ou "País de Miragaia", mas que muito provavelmente, tal como já tínhamos concluído, não será fabrico de Miragaia, mas mais uma imitação.

Na Fonte 7, é apresentada mais uma imitação de Miragaia, em que é afirmado "este prato magnífico, que é uma também uma recriação da série País, que a fábrica Miragaia celebrizou entre 1822 e 1850. Lá encontramos o casario com um edifício de cúpula no centro, envolto em arvoredo e a aba com bordadura de flores".

(Prato com o motivo "País" ou "País de Miragaia", imitação ou recriação de fabrico"Miragaia", exibido na Fonte 7)

Para se comparar com uma peça reconhecida como fabrico de Miragaia, aqui fica a imagem da mesma:

(Travessa da série País de Miragaia do Museu Nacional de Soares dos Reis, inv 103 Cer)
(exibida na Fonte 7)

FONTES:

1) – “Faiança Portuguesa Séculos XVIII-XIX”, Colecção Pereira de Sampaio, Editores ACD, 2008.

2) – “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.

3) – “Faiança Portuguesa – Séculos XVIII-XIX”, de Arthur de Sandão, Livraria Civilização, 2º Volume, Barcelos, 1985.

4) – “Cerâmica Artística Portuense dos Séculos XVIII e XIX”, Vasco Valente, Livraria Fernando Machado – Porto,

5) – “Cerâmica Portuense – Evolução Empresarial e Estruturas Edificadas”, Teresa Soeiro, Jorge Fernandes Lacerda, Silvestre Lacerda, Joaquim Oliveira, Edição Portugália, Nova série, volume XVI, 1995.

6) – “Fábrica de Louça de Miragaia”, Museu Nacional Soares dos Reis, Edição IMC, Lisboa, 2008.

7) - http://velhariasdoluis.blogspot.pt/2010/02/mais-uma-imitacao-da-serie-pais-de.html;



TRAVESSA OITAVADA, MOTIVO “RAPARIGA”, FAIANÇA DE JOSÉ DOS REIS (?)

Nesta época natalícia em que as prendinhas fazem parte da nossa vivência, para presentear familiares e amigos, somos também levados por tal atitude a presentear os seguidores do nosso blogue também com umas prendinhas.

Hoje apresentamos a primeira e oportunamente outra mais.


A de hoje corresponde a uma rara travessa oitavada, com o motivo “Rapariga”, como em Portugal foi generalizado, pois mais não é que o motivo inglês “Minerva”, com uma interpretação livre e popular, através de decoração monocromática, a vinoso (cinzento azulado – cor de amora) e ao que presumimos ser uma Faiança de Alcobaça, fabrico de José dos Reis (dos Santos).


Por conseguinte uma peça fabricada, provavelmente, entre 1875 e 1897, e que pelo seu motivo e decoração, se pode considerar, como rara.


É uma faiança monocromática a vinoso (cinzento azulado – cor de amora), com 33,3 x 25,5 x 3,8 cm, moldada, em forma oitavada, a partir de um rectângulo, com covo acentuado e aba ligeiramente côncava, decorada com motivos vegetalistas, em série repetitiva, pintados a estampilha, com recurso a “chapa”, notando-se os “pontos” com falta de vidrado ou danificado pelas trempes quando foi ao forno.


A reserva central é soberba e pouco vulgar, pois possui uma paisagem, com duas deusas gregas, cujo motivo corresponde ao conhecido “Rapariga” da Fábrica de Louça de Sacavém, mas mais não é que o motivo inglês “Minerva”, (Deusa da Sabedoria e das Artes), intensamente produzido em várias fábricas de Inglaterra, em meados do século XIX, mas com maior incidência pela Podmore Walker & Co., e pela Wedgwood.





















A Fábrica de Louça de Sacavém começou a produzir faianças com esta estampa “Rapariga” ou “Minerva” a partir de 1870 e com maior intensidade no período de 1886 a 1894 (período da Real Fábrica de Sacavém), quando os seus proprietários eram ingleses, os Howorth.














O motivo desta travessa é efectuado, parte à estampilha, possui bastantes esponjados e várias pinturas e retoques à mão livre, para acentuar a decoração e vincar o sentido de profundidade da paisagem, nas árvores, nas balaustradas e nas escadas.  

O relevo no horizonte e as nuvens tem um contorno mais escuro e o seu interior foi cheio a pincel – pintura manual, cremos.


Trata-se de uma travessa não marcada, com uma massa de textura fina, de esmaltado leitoso, mais ou menos homogéneo, mas com falhas pontuais do mesmo, semelhante ao que à época se fazia em Coimbra, sob o qual se denota uma massa cor de grão (acastanhada).


Mas pela análise da decoração, do tipo de pintura realizada e da comparação efectuada com outras peças, atribuídas a José dos Reis, apresentadas, nomeadamente no livro “ Cem anos de Louça em Alcobaça”, de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira (2008), leva-nos a considerar ser uma peça de José dos Reis.


Mas também poderia (ou poderá) ser Coimbra, como já nos disseram, mas cremos, pela decoração, pelos esponjados (que começaram a ser produzidos do segundo lustre do século XIX, cremos), que será, mais provável, Alcobaça (José dos Reis), do que Coimbra. Mas, certezas absolutas, não há!


Possui uma falha antiga na bordadura da aba e encontra-se gateada, transversalmente, com sete “gatos” recentes, sendo perfeitamente visível o consequente “cabelo” que a atravessa de um lado ao outro.

Mas, apesar de tudo isto não deixa de ser uma bela peça, pelo menos para nós…..


Em suma, a raridade da peça, constitui uma “prendinha” para os seguidores deste blogue.


FONTES:


1) – “ Cem anos de Louça em Alcobaça”, de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira, 2008;

2) – “Faiança de Alcobaça, de 1875 a 1950”, de Jorge Pereira de Sampaio, Estar Editora, Colecção Fundamental, 1997 (?);

3) - “Cerâmica em Alcobaça – 1875 até ao presente: CeRamiCa PLUS” – Galeria de Exposições Temporárias – Mosteiro de Alcobaça; 6 de Abril a 4 de Maio 2011; Município de Alcobaça, 2011.

4) – “Faiança Portuguesa Séculos XVIII-XIX”, Colecção Pereira de Sampaio, Editores ACD, 2008.

5) – “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.


6) – “Faiança Portuguesa – Séculos XVIII-XIX”, de Arthur de Sandão, Livraria Civilização, 2º Volume, Barcelos, 1985.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PRATO EM FAIANÇA, MOTIVO “ESTÁTUA”. VERSÃO POPULAR – FABRICO DESCONHECIDO .

Prato de sopa em faiança, de fabrico desconhecido, monocromático, azul, com decoração central no fundo com o motivo “Estátua”, vulgarmente conhecido por “Cavalinho”, com a aba aerografada em azul, em degradação da bordadura a para o seu interior e com um filete cinzento a separar a aba do covo.


A decoração central do fundo do prato é estampilhada, com recurso a “chapa” ou a “stencil” recortado: coluna, cavalo, cavaleiro, torre (castelo), ramos da árvore e o ornato sob o cavalo e cavaleiro. A folhagem da árvore e o enquadramento do solo são esponjados.  



Trata-se uma versão popular do motivo “Estátua”, com recurso a três métodos diferentes de pintura: estampagem, esponjado e aerografado.



Interessante a “cópia imitativa” do motivo original, do cavaleiro com o braço direito levantado, semelhante à estampa mais vulgar da Fábrica de Louça de Sacavém, a fábrica mais identificada com este motivo.



O motivo “Estátua”, para além de fabricado na Fábrica de Louça de Sacavém também foi fabricado em muitas outras fábricas, sendo perfeitamente conhecidas e identificadas, pelos carimbos ou marcas: Fábrica de louça de Alcântara, em Lisboa; Fábrica de Massarelos, Fábrica das Devessas, Fábrica da Corticeira do Porto, no Porto/Gaia; Fábrica de José dos Reis (dos Santos), em Alcobaça; Fábrica das Faianças de S. Roque ; Fábrica das Faianças Capôa , Fábrica da Fonte Nova, em Aveiro e ….. muitas mais, não identificadas.



Não possui qualquer carimbo que possa identificar, origem, fabrico ou época de produção; admitimos que seja fabrico dito de Aveiro.




Presumimos tratar-se de peça do período de fabrico das décadas de 40 a 50, ou mesmo do início da de 60.

domingo, 7 de dezembro de 2014

TRAVESSA EM FAIANÇA AZUL E BRANCA DO SÉCULO XIX. ORIGEM? FABRICO?

Hoje premeio a todos com uma curiosa travessa em faiança, azul e branca, muito provavelmente da segunda metade do século XIX, cujo fabrico desconhecemos, mas com uma interessante decoração.


Não arriscamos a indicar qualquer fabrico, pese embora nos inclinemos para fabrico do Norte, da zona do Porto ou de Gaia; trata-se de um tipo de faiança, que facilmente muitos designam como “Miragaia” – nós não nos atrevemos a tal.


É uma travessa grande, arredondada, ao gosto da época (do século XIX), com uma interessantíssima decoração, cremos entre os motivos “Cantão Popular” e “País” ou “País de Miragaia”, como na gíria das feiras de velharias se designam.


Uma coisa é certa, trata-se de uma variante a estes dois motivos ou uma composição de ambos, que nunca vimos algo semelhante.


Em que localidade, em que fábrica e em que época teria sido fabricada?

Realmente, sabemos tão pouco sobre faianças.

Não nos atrevemos, levianamente, a dizer que é de Miragaia ou de Santo António do Vale da Piedade, ou de… ou de…, pois não temos justificações para tal.


Tanto que gostávamos de desvendar o segredo da mesma e saber tudo sobre ela: origem, fabrico, época de produção,…


A decoração do covo é intensa e interessante, com cinco conjunto edificados, alguns ao gosto oriental, mas outros com arranjo arquitectónico mais ao tipo País, pese embora num deles (o inferior da direita) não falte a tradicional ponte.


Todos os conjuntos são enquadrados em vegetação soberba e variada, sendo a afirmação central uma enorme árvore, pendida para a direita- os habituais conjunto de traços horizontais a darem o sentido de espaço e profundidade de enquadramento não faltam, tal como os que dão o sentido do céu e nuvens.


A limitar esta decoração do covo há um conjunto de dois filetes azuis, sensivelmente de igual espessura.


No limite da aba há um largo filete azul e na transição da aba apara o covo, igualmente dois filetes azuis, um mais largo que outro.


A decoração da aba é interessantíssima e pouco vulgar, constituída por uma alternância de reservas, com representações que não conseguimos caracterizar e que se assemelham a aletas, e de alveolados, com losangos, constituindo o motivo da aba.


Como se pode ver, trata-se de um peça totalmente partida, mal restaurada, com 29 “gatos” (agrafos) no tardoz, para ajudar a consolidar o mau restauro; mas tem uma longa história, de mais de um século, em que ia tendo um final infeliz, mas que o “amor”, “carinho” e “dedicação” da filha da sua proprietária, entretanto já falecida, contribuiu para a “manter viva”, vindo agora parar à nossa mão.


Gostamos muito dela, pretendemos projectá-la para o futuro, para conhecimento de todos, pese embora nada saibamos da sua origem, do seu fabrico da sua época de produção….


Quão interessante e deslumbrante é o mundo das faianças…

Comentário a 25.03.2015:

Não podíamos ter terminado melhor a nossa postagem, pois volvidos cerca de três vezes, que através de uma interessante postagem de “artelivrosevelharias”, a Maria Andrade desvendou o motivo da nossa travessa.

A mesma apresenta uma decoração livre e ao gosto do seu executante, mas fiel, do motivo inglês “KIRKEE”, na qual todos os elementos simbólicos do motivo decorativo estão presentes: “aquela baía do motivo central, com as formas vegetalistas  à beira da água, o edifício oriental mas com uma cruz no topo, o chorão, a vedação”, como diz Maria A.

E ainda “neste caso até a cercadura procura reproduzir a barra, tipicamente chinesa, que delimita o covo do prato inglês, repetida em menor escala no recorte da respetiva aba, não faltando as reservas com os motivos florais nesta versão portuguesa.”

Em suma, mais uma peça de faiança azul e branca que tem como ponto de partida uma faiança inglesa, neste caso da fábrica de John Meir & Son, estabelecida em Tunstall, Staffordshire e cujo período de laboração decorreu entre 1812 e 1836.

Não resistimos a reproduzir algumas  imagens das peças apresentadas na postagem de Maria A, para  evidenciar a analogia das peças:

A peça "original" de John Meir & Son

A marca da peça apresentada

A travessa apresentada em http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/
Fontes:

1) - http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/;