As
peças em faiança da Fábrica de Loiças Massarelos, em especial os pratos, são
característicos, e pala sua decoração consegue-se logo identificar o fabrico.
Por
outro lado, as decorações utilizadas pela Fábrica de Massarelos, pelo menos em
parte dos seus períodos de fabricação, optou por decorações assimétricas que
ajudaram a identificar a sua proveniência.
Em
abono da verdade se diga, que também a Fábrica de Alcântara e a Fábrica de Faianças
das Caldas da Rainha, fundada por Rafael Bordalo Pinheiro também usaram
decorações assimétricas, mas as de Massarelos, têm algo de místico que permite
a sua fácil identificação.
Uma
das características das peças da Fábrica de Massarelos era também a espessura e
robustez das peças, devido à pasta utilizada, mas que em fase posteriores tal
situação veio a ser alterada, com a realização de peças com pasta mais fina,
algumas assemelhando a pasta de pó de pedra.
Tudo
isto a propósito de um interessante prato que conseguimos obter em mais das
bancas “de chão” numa destas feiras de velharias de inverno que ocorrem por
aí….
A
decoração logo nos indiciou ser de Massarelos, mas cujo motivo
desconhecíamos..., apreciamos o tardoz do prato e marcas e carimbos, nada, mas
os fretes e a sua disposição indiciava-nos algo conhecido.
A
decoração vegetalista, monocromática, cor-de-rosa, era interessantíssima,
aplicada assimetricamente no prato, abrangendo a aba e quase todo o covo do
prato, possuindo na parte oposta, uma pequena decoração similar, preenchendo
parte da aba e do covo.
Na
bordadura da aba um filete cor-de-rosa, rematando a decoração do prato.
Trata-se
na verdade um prato com uma decoração típica da Fábrica de Massarelos, cujo
Motivo se denomina “FANTASIA”, decoração já aplicada no final do século XIX, em
pratos e travessas desta fábrica, as quais possuíam a respectiva marca, carimbo
e denominação do motivo (fonte 1), que nos permitiu assim identificar a nossa
peça.
(Fonte 1 - Motivo Fantasia - marca finais do século XIX) |
(Fonte 1 - Motivo Fantasia - marca finais do século XIX) |
Esta
peça possuía o carimbo de Maclaren & CH . PORTO, que permitiu a
identificação temporal do seu fabrico.
Por
outro lado, a organização e disposição dos círculos concêntricos conjuntamente
com o frete do prato: dois círculos concêntricos largos no fundo do prato, um
frete significativamente relevado na bordadura do fundo do prato e mais dois
círculos concêntricos correspondentes à transição da aba para o covo, indiciam
também ser fabrico de Massarelos.
No
limite do tardoz identificam-se os “pontos” do tripé utilizado para colocar o
prato “em descanso” quando foi vidrar.
Através
de outros documentos consultados e sítios (fonte 5), (fonte 6), tais elementos confirmam a nossa suposição.
(Fonte 5 - Pormenor do tardoz do prato - círculos concêntricos e fretes) |
Por
outro lado, conhecem-se várias decorações, monocromáticas, assimétricas, com
outros motivos e que são igualmente da Fábrica de Massarelos, que mais
corroboram a nossa apreciação em relação ao presente prato.
Como
exemplo apresentamos, prato vegetalista, monocromático, cor verde, com lago e
cisne (fonte 2), ou na cor grená, em que a decoração é mais interessante (fonte
3).
(Fonte 3 - Motivo Cisne (?) - cor grená) |
Igualmente
interessantes foram as decorações assimétricas com os motivos de “Papoula” ou
“Borboleta”, a cita fábrica também produziu e cujas imagens das mesmas
reproduzimos (fonte 1), (fonte 4).
(Fonte 1 - Motivo Borboleta) |
(Fonte 4 .- Terrina com o Motivo Papoula) |
(Fonte 4 - Carimbo da Terrina - marca do período de 1904-1912) |
Ou
outras ainda (fonte 6)
(Fonte 6 - Motivo desconhecido) |
(Fonte 6 - Motivo desconhecido) |
(Fonte 6 - Motivo desconhecido) |
Uma
bela decoração desta fábrica e que se poderá enquadrar nesta temática de
decorações não simétricas (mas também não totalmente assimétricas) é a do
motivo “Torre de Belém”, do qual apresentamos cópia de belos exemplares (fonte
1), (fonte 6).
Outros ainda da fonte 12:
(Fonte 12 - Motivo Torre de Belém - cor sépia) |
(Fonte 12 - Motivo Torre de Belém - cor castanha) |
Outra decoração também interessante, de prato anunciado no OLX, é o que se apresente de imediato e que se reporta, cremos ao Motivo Leques, também fabricado pela Fábrica de Alcântara.
Presume-se
que o presente prato seja fabrico do início do século XX, pós 1912.
FONTES:
8) – “Fábrica de Massarelos
- Porto, 1763 – 1936”, Coordenação de Mónica Baldaque, Teresa Pereira Viana e
Margarida Rebelo Correia, edição do Museu Nacional Soares dos Reis, 1998.
9) – “A Fábrica de Louça de
Massarelos – Contributos para a caracterização de uma unidade fabril pioneira”.
Volume 1, dissertação de Mestrado em Estudos do Património, de Armando
Octaviano Palma de Araújo, Universidade Aberta, Lisboa, 2012.
10) – “Cerâmica Portuguesa e
Outros Estudos”, de José Queirós, Organização, Apresentação, Notas e Adenda
Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial
Presença, 3ª Edição, Lisboa, 1987.
11) – “Cerâmica Portuense –
Evolução Empresarial e Estruturas Edificadas”, Teresa Soeiro, Jorge Fernandes
Lacerda, Silvestre Lacerda, Joaquim Oliveira, Edição Portugália, Nova série,
volume XVI, 1995.
12) – www.jmarques.pt;
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