quinta-feira, 18 de setembro de 2014

TRAVESSA OITAVADA DA FABRICA DE LOUÇA DE SACAVÉM


O motivo “Estátua” ou “Cavalinho” foi fabricado em Portugal, a larga escala, com várias estampagens, por várias fábricas de faiança.

Tal motivo corresponde ao inglês “Grecian Statue”, que foi fabricado, a partir de 1840, essencialmente em 2 fábricas, a “Wood & Brownfield” e a “C & J Shaw”, mas também na  “Browfields (Guild) Pottery Society Ltd”, na “John Thomas Hudden”, na “Thomas & John Carey – John Carey & Sons”.

Em Portugal, em especial a Fábrica de Louça de Sacavém, a Fábrica de Massarelos, a Corticeira do Porto e a Fábrica das Devesas do Porto, produziram imensa faiança; com este motivo, desde pratos a travessas, passando pelos serviços de chá e café a outras mais peças utilitárias.

Tudo isto a propósito de mais uma peça que vamos apresentar: uma grande travessa oitavada ou octogonal, em faiança da Fábrica de Louça de Sacavém, motivo “estátua” ou “cavalinho”, com estampagem, cor verde.


Estampa com cavaleiro com chapéu de penas e adornos diferentes do habitual da estampa 1, da FLS, com castelos diferentes dos habituais, um rio, com um barco à vela.


Com exuberantes cercaduras vegetalistas e adornos florais, com castelos ou palácios.

 
 

Trata-se de uma peça com intensa decoração estampada, na aba, com cercaduras vegetalistas inserindo-se nas mesmas castelos e palácios.
 


 
Os adornos florais são intensos, interessantes e bastante trabalhados, sem dúvida uma das melhores estampagens que foram aplicadas em todo o período de fabrico deste motivo.
 



 
Os conjuntos edificados, apalaçados e os seus enquadramentos são cuidados e interessantes.
 


Como referência habitual não podia faltar a presença da água – lago ou rio -e o respetivo barco e no horizonte, os revelos orográficos em forma de picos.
 

Por outro lado também se identifica com facilidade os remates da estampagem, em que se denotam as não concordâncias entre as suas extremidades, bem como os pontos não vidrados das trempes utilizadas aquando da cozedura após a estampagem.


 
 Possui no verso uma marca estampada na paste, na cor verde, usada no período que medeia entre 1870 e 1880 e também uma marca gravada na pasta, com a ancora e parte da corda entrelaçada e a indicação SACAVÉM, para além de possuir ainda uma estampagem de uma imagem figurativa constituída por dois círculos entrelaçados, na mesma cor verde, também habitual na louça de Sacavém dos períodos em causa.
 

 
Mas dado que as Faianças com o motivo "Cavalinho" ou "Estatua" são sempre uma revelação a nível da estampagem, vamos apresentar um pequeno conjunto delas, de modo a se identificar tais variantes, muitas delas em comercialização na internet.

 
Esta com formato oitavado, ou octogonal é diferente da “Estatua 1” e da “Estatua 2” de Sacavém, já que possui um cavaleiro com chapéu de penas e adornos diferentes dos habituais, as colunas clássicas à direita do cavaleiro também são diferentes e em maior quantidade.
 
Por outro lado, os palácios também são diferentes dos habituais, um deles numa pequena ilha, terminando a maioria deles com cúpulas, a fábrica vê-se à mesma ao fundo da paisagem, mas antes há um rio, onde circula um barco à vela.
 
 
A cercadura da travessa é simples, só com estampagem de grinaldas e sem qualquer motivo de palácios.
 
No verso possui um marca circular gravada na massa nada nítida, pese embora se assemelhe a uma marca de Sacavém, será?
 
Mas as demais louças com este motivo possuem estampagens diferentes, senão vejamos:

Travessa da F. L. de Sacavém, do período da Real Fábrica de Sacavém.
Particularidade: a decoração da aba é rica com quatro motivos de palacetes.
 
(Imagens do blog: JP Antiguidades e Velharias)
 

Travessa da F. L. de Sacavém, do período da Real Fábrica de Sacavém.
Particularidade: a figura equestre aparente ser uma amazona com o cabelo apanhado a apontar para a frente e a olhar para trás – paisagem com uma ponte e muitos palácios, muito diferente do habitual
(Imagens do site: olx Mafamude.olx.pt)
 
Travessa oval com o motivo cavalinho ou estátua, desconhecendo-se o fabrico
Particularidade: a figura equestre aparente ser uma figura real – a paisagem é semelhante à da travessa que apresentamos
(Imagens do site: olx maia-maia.olx.pt)
 
Travessa octogonal da F.L.S. do período da Real Fábrica - 1885
Particularidade: a figura equestre está do lado esquerdo – a paisagem é também diferente do habitual
(Imagens do site: Travessas – Mercado Antigo)
 
Travessa octogonal da F.L.S. do período da Real Fábrica - 1885
Particularidade: a figura equestre aparente ser uma figura real – a paisagem é semelhante à da travessa que apresentamos, esta com aba rica em decoração de palacetes)
(Imagens do site: Travessas – Mercado Antigo)
 
Travessa octogonal da F.L.S. do período da Real Fábrica - 1885
Particularidade: a figura equestre aparente olhar para trás – a paisagem é diferente da corrente, apresentando uma ponte).
(Imagens do site: Travessas – Mercado Antigo)
 
Travessa octogonal da F.L.S. do período da Real Fábrica - 1885
Particularidade: a figura equestre está do lado esquerdo e aparenta estar a olhar para trás – a paisagem é também diferente do habitual
(Imagens do site: Travessas – Mercado Antigo)
 
Travessa octogonal da F.L.S. do período da Real Fábrica - 1885
Particularidade: a figura equestre está do lado esquerdo e aparenta estar a olhar para trás – a paisagem é também diferente do habitual
(Imagens do site: Travessas – Mercado Antigo)
 
Travessa octogonal da F.L.S. do período de 1870
Particularidade: a figura equestre está do lado esquerdo e aparenta estar a olhar para trás – a paisagem é também diferente do habitual
(Imagens do site: JP Antiguidades e Velharias)

 
Travessa da F. L. de Sacavém, provavelmente do período de 1870-1880
(Imagens do blog: Velhariasdoluís)
 
Muitas mais variantes de estampagens em travessas com o motivo “estátua” ou “cavalinho” há, mas a apresentação de mais tornar-se-ia fastidioso.
FONTES:
3) – “Fábrica de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte – Edições INAPA – 1997;
4) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;
5) – “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;
6) - “Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;
7) – “Dicionário de marcas de Faiança” de Filomena Simas e Sónia Isidro – Edição Estar Editora - Lisboa – 1996;
 

 
 
 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

PRATO DA FABRICA CORTICEIRA DO PORTO, MOTIVO CASTELO – PEÇA RARA


Entre os vários motivos de faianças produzidos nos finais do século XIX e início do século XX, um dos mais frequentes foi o motivo Estátua ou Cavalinho, com as suas variantes, quer a nível da estampagem, quer a nível da sua fabricação, já que as várias fábricas não repetiam ou utilizavam estampagens iguais aos motivos das outras.

Contudo, alguns motivos surgiram, raros, não imitados ou copiados, somente numa das fábricas de então: reportamo-nos a um prato da Fábrica da Corticeira do Porto, com o motivoCastelo” (raro), em que a estampagem monocromática é grená (vermelha).

 
Possui carimbo circular laureado, monocromático, na cor grená, correspondendo provavelmente ao 1º período da fábrica.

 
Trata-se de um prato com uma soberba decoração na aba, que se prolonga até ao covo, possuindo este uma composição decorativa que quase absorve o seu espaço, sendo assim mínima a zona sem decoração.

 
A decoração no covo do prato é constituída por um conjunto edificado de nobres edificações, realçando uma torre de três pisos, amuralhada no cume, (torre de castelo?) circundada por outras edificações de menor porte, mas com amplos vãos e bancadas debruçadas sobre áreas de água – lago ou rio.

 
Ao fundo e entre a vegetação lateral que enquadra o conjunto edificado vislumbram-se duas elevações (montanhas - picos).

No rio, presumimos que assim seja, vê-se uma embarcação, com carga, com dois vultos sentados e outro vulto, em pé, à popa, com um remo, de encaminhamento da embarcação.



A decoração da aba, com composição vegetalista repetitiva, com molduras em forma de ferradura, nas quais se exibem decorações com edificações, vegetação de enquadramento, elevações, em forma de picos ao fundo e na parte frontal eventualmente um lago. Como remate na bordadura da aba possui um entrelaçado de dois cordões.



 
Esta decoração possui algumas características que se assemelham ao dito motivo Estátua ou Cavalinho, mas o carimbo identificativo “Castelo”, não deixa dúvidas.

Este motivo, fez-nos recordar a apresentação de um prato da fábrica de Alcântara (5), com motivo desconhecido, mas sugerido como origem no motivo “Roselle” ???, já que o preenchimento da decoração da aba é semelhante, embora com diferenças significativas a nível da decoração vegetalista, contudo a decoração de preenchimento do covo tem algumas semelhanças com a que apresentamos, nos seus aspetos essenciais: edificações (castelo), arvoredo, lago, orografia do horizonte.

(imagem - fonte 5)
 
Por outro lado, a Fábrica de Massarelos, também nos finais do século XIX e início do século XX também fabricou pratos com motivo semelhante, nos seus aspetos essenciais, tendo sido identificado como o motivo “Roselle” (6).

(imagem - fonte 5)
 
Será que poderemos considerar que são do motivo “Castelo”, perante esta constatação?

Crê-se (1) que esta fábrica – Corticeira do Porto - laborou desde os finais do século XIX até meados da década de sessenta do século XX, pelo que se presume que o fabrico desta travessa remonte a finais do século XIX ou início do XX, quando o carimbo era mais cuidado e com maior beleza.

 
A marca neste período era constituída por uma coroa circular, dentro da qual estava indicado “CORTICEIRA” e “PORTO”, no círculo central o monograma “CP” e exteriormente à coroa, ladeando a mesma, dois ramos de louro – uma marca “laureada”; em fases posteriores o carimbo era muito mais simples: só o monograma: um entrelaçado “C-P”.

Em suma, uma peça que consideramos rara, pois até ao presente nunca conseguimos identificar este motivo catalogado, e que perante a sua exibição poderá permitir identificar motivo semelhante produzido noutras fábricas de faiança; à mesma época.

 
FONTES:






6) – Fábrica de Massarellos – Porto, 1763-1936, edição do Museu Nacional Soares dos Reis;

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Prato da Fábrica de Louças de Sacavém, Motivo EPOPEIA



A presente postagem reporta-se a mais um prato, sopeiro, de produção da Fábrica de Louças de Sacavém, com um motivo “EPOPEIA”, do período “GILMANS & C.ª”, (1905-1973), com soberba decoração monocroma, estampada na aba, com uma grinalda de dois motivos alternativos, na bordadura da aba, e de uma exuberante decoração vegetalista, repetitiva e que se prolonga até ao covo.


Presume-se que seja fabrico da década 30 ou 40 do século passado e possui no tardoz o carimbo, na cor azul-escuro, correspondente ao período e identificação do motivo "EPOPEIA"; com marcas na pasta alfanuméricas: “SACAVEM”, “52F” e “750”.




Decoração exuberante da aba dá um requinte especial a este prato e enaltece o respetivo motivo.



 Mais um motivo da FLS catalogado.

FONTES:



3) – “Fábrica de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte – Edições INAPA – 1997;

4) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;

5) – “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;

6) - “Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;

Prato Decorativo da Fábrica de Louças de Sacavém, Tema Paisagens “Inversnaid Falls – LCP (?) - Lomond


A presente postagem reporta-se a um prato decorativo da Fábrica de Louças de Sacavém, tema paisagens, do período “GILMANS & C.ª”, (1905-1973), com interessante decoração policroma, estampada no covo, e com pintura aerografada na aba, monocroma, em cor-de-rosa, possuindo o covo, também um fundo também em cor-de-rosa, mais pálido.

A estampagem do covo apresenta uma cascata (queda de água) central, entre rochas, afluindo dum fundo com vegetação verde encimada pelo céu, com nuvens azuladas e acinzentadas.



Possui a legenda “Inversnaid Falls –LCP (?) – Lomond – trata-se pois de uma estampa inglesa que se reporta às quedas de águas (cascatas) da zona denominada Loch Lomond, localizada na pacata aldeia de Inversnaid, situada na costa oriental de Loch Lomond, na West Higland Way.



Esta bela queda de água inicia-se no “vale pendurado” de Loch Arklet e vai até ao lago Loch Lomond.

No tardoz do prato possui o carimbo, na cor cinzento correspondente ao período “GILMANS & C.ª”, (1905-1973), uma imagem figurativa, na cor verde, com oito pétalas e gravado na massa os elememtos alfanuméricos: “52” e “3C”.

As quedas de água de Loch Lomond, são assim retratadas:







Mais uma vez é evidente e notória da influência inglesa na produção e na temática da louça fabricada em Portugal, nomeadamente a nível da estampagem.


FONTES:



3) – “Fábrica de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte – Edições INAPA – 1997;

4) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;

5) – “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;

6) - “Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;

Motivo EDEN da Fábrica de Louça de Alcântara


Motivo EDEN da Fábrica de Louça de Alcântara

 
Esta postagem refere-se a mais uma catalogação de peças originárias da Fábrica de Louça de Alcântara, em Lisboa


 
Trata-se de dois pratos, um raso e outro de sopa, de um motivo denominado “EDEN”, em tom monocromático azul-escuro, que ainda não identificamos como tenha sido catalogado.


 

Considera-se ser de fabrico dos finais do século XIX (após 1886), (3) ou início do século XX, motivo “EDEN”, pois possui gravação na massa (marca circular): “LOPES & C.ª – ALCANTARA – LISBOA e com carimbo estampado, azul-escuro, “L & C.ª” – “FAIANÇA FINA” e “FÁBRICA DE ALCANTARA” e sob o mesmo, a identificação do motivo “EDEN”





Pratos com soberba composição vegetalista na aba, com repetição geométrica, monocroma, cor azul-escura; no covo igual composição vegetalista, soberba, entrelaçando, o que presumimos ser a letra “E”.

 

Em suma, de vez em quando mais peças de louça de produção da Fábrica de Louça de Alcântara continuam a surgir, a surpreender e a criar prazer pela sua identificação, catalogação e divulgação do Portugal de outros tempos, em termos de cerâmica.


FONTES:



3)Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, de José Queirós, com Organização, Apresentação, Notas e Adenda Iconográfica de José Manuel Garcia e Orlando da Rocha Pinto, Editorial Presença – 3ª Edição – 1987

Prato da Fábrica de Louças de Sacavém, Motivo Decorativo 172


Prato da Fábrica de Louças de Sacavém, Motivo decorativo 172


Apresentamos hoje mais um prato de fabrico da Fábrica de Louças de Sacavém, com um motivo desconhecido, do período “GILMANS & C.ª”, (1905-1973), com soberba decoração monocroma, estampada na aba, com uma interessante decoração na bordadura da aba e um filete grosso no limite do covo, que se interrompe e se  liga à decoração da aba; na cor azul-escuro.




Presume-se que seja fabrico da década 30 ou 40 do século passado e possui no tardoz o carimbo, na cor azul-escuro, correspondente ao período, mas sem identificação do motivo e com uma marca numérica na pasta: “37-52”




Já vimos algumas vezes identificar este motivo como “Paz”, mas constatamos não ser correto, pois a decoração corresponde ao que se apresenta a seguir, já que a marca no prato com a identificação do seu motivo não deixa dúvidas (2).





Pela decoração e composição deste prato, a nível da aba e  repetida três vezes, o mesmo faz-nos recordar o motivo “170”, já oportunamente identificado, mas este possui uma decoração mais simples, elegante e harmoniosa.





A decoração do motivo "170" é a seguinte:
Com base na vasta pesquisa efectuada  conseguimos finalmente identificar o respectivo motivo: "Motivo Decorativo 172".




Mais uma peça e um motivo da FLS, identificados e catalogados.



FONTES:



3) – “Fábrica de Louça de Sacavém – Contribuição para o estudo da indústria cerâmica em Portugal 1856-1974” de Ana Paula Assunção, Coleção História da Arte – Edições INAPA – 1997;

4) – “150 Anos – 150 Peças – Fábrica de Loiça de Sacavém” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Março de 2006;

5) – “Porta aberta às memórias” – Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2008;

6) - “Porta aberta às memórias” – 2ª edição, Museu de Cerâmica de Sacavém – Câmara Municipal de Loures – Setembro de 2009;


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Prato da Estatuária Artística de Coimbra


Prato da Estatuária Artística de Coimbra

Apresentamos um prato que cremos ser pouco comum e de escassa produção.




Trata-se de um prato de fabrico da Estatuária, presumimos que da Estatuária Artística de Coimbra – EAC, ou seja na sua vertente de produção de louça utilitária, pouco comum.


Trata-se de um prato covo, com o motivo “Flores” ???, com decoração vegetalista aerografada, monocroma, na cor azul escuro; com um filete grosso na bordadura da aba e outro no limite do covo, ambos na mesma cor de azul.




Possui no tardoz o carimbo, na cor verde, identificando “Estatuária”, inserido num círculo verde, provavelmente antes de a Estatuária entrar para a Fábrica Cesol.

Presume-se que seja fabrico da década 40 ou 50 (?) do século passado.

P.S.

Apresentamos, passados vários meses outro prato semelhante, em termos e ornamentação, do mesmo fabrico "Estatuária", mas com um carimbo diferente, crendo que se trata o carimbo da produção referente à década de 50 ou 60, do século passado.