quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PRATO BRASONADO EM FAIANÇA: D. JOÃO V – SECULO XVIII OU XIX? OU A FRUSTAÇÃO DA SUA NÃO IDENTIFICAÇÃO


O desafio que as cerâmicas nos proporcionam, e em particular as Faianças é deslumbrante.

É o tentar desvendar a origem do seu fabrico, a região ou a fábrica onde foram produzidas, a época, um pouco da sua história, tudo isto é interessantíssimo, mas por vezes também nos leva a becos sem saída e quase que nos criam frustrações.


(Prato Brasonado com as Armas de D. João V)

É o que se passa com o Prato Brasonado, com o escudo do rei D. João V, o rei Magnâmico, ladeado por duas palmas em verde seco e com uma grega em azul esbatido, inserido no covo do mesmo e na aba “VIVA D. JOÃO V”, na cor vinoso com separação e remate de cinco quinas.


(O tardoz do prato com a sua marca alfanumérica)

O tardoz apresenta uma pasta cor de grão, que se pode considerar algo semelhante à da louça dita “malagueira” e sobre a mesma um vidrado leitoso, escorrido com falhas, algo “primário”, mas curioso e interessante.

Para além do mais a peça encontra-se marcada com o fabrico!


(A marca assinalada no tardoz do prato)

Possui a marcação alfanumérica na cor vinoso “F. Cª”, “V. S.”, “22” (?) – serão provavelmente estes os caracteres que se encontram marcados – não temos a certeza.

Mas é aqui que reside a nossa, quase, frustração, pois não a conseguimos identificar.

Será “Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego” em que o “L” escorreu e fez um “S”; e “22” – alguma numeração que não conseguimos decifrar, ou será “VV”, e tal já será outra coisa….


(Brasão com as Armas de D. João V)

Será uma peça de fabrico do século XVIII ou do século XIX – caso por ventura seja de fabrico atribuível à Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego, será obviamente do século XIX.

O prato está partido, com um cabelo e toscamente restaurado, mas não deixa de ser interessante e continuar a encerrar mistério.


(A beleza e o mistério da decoração do prato)

As pesquisas já efectuadas foram mais que muitas, mas não conseguimos obter conclusões.

Quem nos poderá ajudar? Muito gostaríamos – ficaríamos altamente gratos – o desafio está lançado!

Por nós, vamos continuar a pesquisar!


FONTES:




3) - …..;

2 comentários:

  1. Olá Jorge Amaral
    Gosto muito deste seu prato e do mistério da marca e iniciais ainda mais :) Já colocou a hipótese de poder ser da Fábrica de Cerâmicas Constança? As iniciais F. e Cª remeteram-me para aí. Pesquisei com base na minha convicção e encontrei um post muito interessante do Mafls que poderá ser uma resposta. Muito resumidamente.Na fábrica Constança trabalhou um pintor Viriato silva. Será o V.S.? O 22 poderá corresponder ao ano de 1922.Vou-lhe deixar o link. Eu li-o a correr, mas acho que merece uma leitura atenta, pois creio haver fortes possibilidades do seu prato ser ter aqui a sua origem.

    http://mfls.blogs.sapo.pt/188734.html#comentarios

    Maria Paula

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Paula Neves,
    Fico-lhe altamente agradecido pela pista que me deu e que certamente poderá corresponder com muita probabilidade à origem do fabrico e assim ficar desvendado o mistério deste prato.
    Já efectuei diversas pesquisas a partir dos seus conselhos e brevemente publicarei uma actualização à postagem que coloquei ou uma nova versão - ainda não seio bem.
    Sem dúvida, é da comunicação, da divulgação, da apreciação e comentários que vamos, todos, descobrindo situações em relação aos mistérios de algumas peças e faiança.
    Obrigado!
    Cumprimentos,

    Jorge Amaral

    ResponderEliminar