domingo, 5 de julho de 2015

PRATOS RENDILHADOS DE PENDURAR DA VESTAL


É grande a nossa admiração pela Louça decorativa de Alcobaça, em especial a que foi produzida pela fábrica VESTAL ou inicialmente VISTAL, situada na localidade de Vestiaria e que tão bela e de excepcional decoração policromática sobre fundo azul claro, produziu.


Hoje apresentamos dois belos e soberbos pratos rendilhados, de pendurar, com interessantíssimas decorações florais, policromáticas, no covo dos mesmos e com cercaduras de voluptas a delimitar a separação entre o covo e a aba rendilhada.


No primeiro o rendilhado da aba é feito a base de triângulos e configurações reniformes, que foram subtraídas à mesma, com pequenas decorações florais entre as mesmas e com decorações na cor roxa, junto à bordadura, com 5 bicos, terminando a bordadura com um largo filete em azul muito forte.






No segundo prato, o rendilhado da aba é feito à base de orifícios circulares, uma fiada de menos diâmetro junto à separação da aba do covo e outra de maiores círculos, junto à bordadura da aba, com uma decoração simples, harmoniosa e interessante: um rendado que circunda todos os orifícios e umas pintas avermelhadas, demarcando os espaços entre o arrendado.


O primeiro prato possui no tardoz, ao centro do frete, que possui quatro orifícios para passar o cordel ou o arame para o pendurar a seguinte marca “VESTAL”, “ALCOBAÇA”, “PORTUGAL”, a sigla do artista decorador “JL” e o número de catálogo da peça 601.



O segundo prato, que presumimos de produção mais recente que o primeiro, possui igualmente, ao centro do frete, quatro orifícios para passar o cordel ou o arame para o pendurar a seguinte marca “VESTAL”, “ALCOBAÇA”, “MADE IN PORTUGAL”, a sigla do artista decorador “LD” e o número de catálogo da peça 1045.



Aqui ficam apresentadas mais duas belas peças, para o regalo de todos nós, amantes das Faianças e em particular da louça de Alcobaça.





FONTES:

1) - “Cerâmica de Alcobaça, Duas Gerações”, edição do Museu de Alcobaça, 1992, texto de Jorge A. F. Ferreira Sampaio e Raul J. Silveira da Bernarda.

2) – “Cerâmica em Alcobaça – 1875 até ao presente”; exposição de 6 Abril a 4 de Maio 2011 – Catálogo da exposição, coordenador: Luís Afonso Peres Pereira.

3) – “História da Industria na Região de Leiria – Cerâmica”, Edição Jornal de Leiria, revista integrante da edição n.º 1558, do Jornal de Leiria, em 22.05.2014.



Sem comentários:

Enviar um comentário