TRAVESSA EM CANTÃO POPULAR NA COR
AMARELO-OCRE – INVULGAR – FÁBRICA DE LOUÇAS PINHEIRA – AVEIRO
As peças em Cantão Popular continuam a merecer a atenção de todos nós, quer
pelo fascínio que nos causam, quer pelos mistérios que encerram, começando logo
pelo desvendar da fábrica onde foram produzidas, pois a maioria das mesmas não
possui qualquer marca ou carimbo.
Quando se fala em Cantão Popular, na generalidade todos
associam a cor azul das peças, azul mais forte, menos forte ou mesmo debotado e sempre a ingenuidade na decoração, na maioria ao gosto oriental.
Mas falar de peças de Cantão Popular em amarelo-ocre ou mesmo
cor-de-rosa velho é algo não habitual, podendo-se considerar mesmo raro.
Tudo isto a propósito de uma
travessa oval, com decoração de Cantão
Popular, na cor amarelo-ocre e com carimbo!
Algo invulgar – pois quando vemos
qualquer peça de Cantão Popular,
mesmo identificando ou presumindo a sua origem de fabrico não resistimos a ver
a sua base, tentando desvendar alguma marca ou carimbo, para certificação da
sua origem de fabrico.
Com a presente, adotamos
procedimento idêntico e logo nos disseram que era de Aveiro, o que também já
tínhamos presumido pela sua decoração e composição; mais reforçaram, perante um
carimbo na cor azul, que era “Aradas”
– ao que nada dissemos, como que aceitando a informação.
Na verdade, com a análise detalhada
efetuada, à posteriori, facilmente identificamos o carimbo da mesma, como sendo
de fabrico da “Louças Pinheira – Aveiro”,
quer pelo conhecimento do mesmo, quer por comparação com outras peças.
A decoração, com motivos orientais
habituais lá possui a ponte com os três arcos, mas sem figurantes; o Palácio do
Mandarim e o Pagode, mais os lagos que envolvem os mesmos e os salgueiros e
demais vegetação, alguma bastante estilizada, na cor amarelo-ocre e preto,
envolta num largo filete no limite do covo com a aba da travessa, em
amarelo-ocre; e num fino filete preto.
A decoração da aba da travessa
também é rica e intensa, preenchendo na totalidade a mesma, com alternância de
motivos: cobertura do pagode, salgueiros, outros motivos vegetalistas,
apontamentos de lagos, etc., ora na cor amarelo-ocre, ora pretos; rematando a
aba um filete de largura mediana na cor amarelo-ocre.
Há faianças em Cantão Popular carimbadas e por conseguinte, identificando de forma
inequívoca a sua origem de fabrico, por exemplo as que apresentamos a seguir, tentendo contribuir para a identificação dos vários fabricos conhecidos.
1.Lusitânia
(Coimbra) (1):
- com filete triplo de bordadura da
aba, dois finos e o central mais largo;
- com o espinhado pelo exterior da
aba e a bordadura em ziguezague pelo interior;
2.
Cavaco (Gaia) (1):
- em tons de azul escuro, muito
forte;
- com filete duplo de bordadura da
aba, um largo pelo exterior e um fino pelo interior;
- com o espinhado pelo exterior da
aba e a bordadura em ziguezague pelo interior;
2.1 outro prato de fabrico Cavaco – Gaia (2):
►
Características marcantes que se mantêm:
- em tons de azul escuro, muito
forte;
- com filete duplo de bordadura da
aba, um largo pelo exterior e um fino pelo interior;
- com o espinhado pelo exterior da
aba e a bordadura em ziguezague pelo interior;
► Características diferenciadoras:
- decoração do covo com edifício com
arquitetura mais ocidental;
2.2 outro prato de fabrico Cavaco – Gaia:
►
Características marcantes que se mantêm:
- em tons de azul escuro, muito
forte;
- com filete duplo de bordadura da
aba, um largo pelo exterior e um fino pelo interior;
- com o espinhado pelo exterior da
aba e a bordadura em ziguezague (canelura) pelo interior;
2.3
travessa oval de fabrico Cavaco – Gaia:
►
Características marcantes que se mantêm:
- em tons de azul escuro, muito
forte;
- com filete duplo de bordadura da
aba, um largo pelo exterior e um fino pelo interior;
- com o espinhado pelo exterior da
aba e a bordadura em ziguezague (canelura) pelo interior;
2.3
travessa oitavada de
fabrico Cavaco – Gaia:
►
Características marcantes que se mantêm:
- em tons de azul escuro, muito
forte;
- com filete duplo de bordadura da
aba, um largo pelo exterior e um fino pelo interior;
- com o espinhado pelo exterior da
aba e a bordadura em ziguezague (canelura) pelo interior;
3.
Fábrica da Pinheira (Louças Pinheira) –
Aveiro (1):
- em tons de azul escuro;
- com filete duplo de bordadura da
aba, um largo pelo exterior e um fino pelo interior;
- com o espinhado pelo interior da
aba e a bordadura em ziguezague pelo exterior; (a principal diferença entre os
fabricos do Norte e do Sul – sendo uma característica específica do fabrico de
Aveiro).
3.1
Outro prato, em amarelo-ocre e preto de “Aveiro”, com características da
Fábrica da Pinheira (4):
►
Características marcantes que se mantêm:
- com filete duplo de bordadura da
aba, um largo pelo exterior (em amarelo ocre) e um fino pelo interior (preto);
- com o espinhado pelo interior da
aba e a bordadura em ziguezague pelo exterior;
- decoração habitual, ao gosto
oriental, (aqui nas cores amarelo ocre e preto);
3.2
A nossa travessa oval, em amarelo-ocre e preto de “Aveiro”, com características
da Fábrica da Pinheira:
► Características diferenciadoras:
- soberba decoração na aba, mas sem
o espinhado e a bordadura em ziguezague, mas com um filete fino na bordadura da
aba e um largo na base da aba, na separação com o covo.
3.3
Outra peça (azeitoneira), de “Aveiro”, fabrico das Louças da Pinheira, com
marca diferente (5):
► Características diferenciadoras:
- abrangente decoração na aba, sem os
habituais espinhado e bordadura em ziguezague, mas com um filete fino na
bordadura da aba e um, mais largo, na base da aba, na separação com o covo.
- a decoração da aba é um
alternativo de zonas ziguezagueadas, separadas por pontos, de outras zonas com
as nuvens e os lagos.
4.
Fábrica de Aradas – Aveiro (2):
- em tons de azul claro;
- com uma decoração mais fina, mais
industrializada, menos popular;
- sem recurso ao espinhado e à
bordadura em ziguezague na aba, mas com uma decoração cruzada;
5. Lusitânia – Lisboa (3):
- em tons de azul escuro e claro;
- com filete triplo de bordadura da
aba, dois finos e o central mais largo;
- com o espinhado pelo exterior da
aba e a bordadura em ziguezague pelo interior, secundada interiormente por um
xadrez com círculos;
6.
Fábrica de São Roque – Aveiro (3):
- em tons de azul médio e claro;
- com três filetes finos na aba, um
bordadura, e dois finos na separação entre a aba e o covo, com elementos decorativos a xadrez,
violas e outros, entre os mesmos;
- com uma canelura (bordadura em ziguezague)
pelo interior da aba;
► Características diferenciadoras:
- Decoração do covo com edifício com
arquitetura mais ocidental, com três pisos;
6.1
Outra Peça de São Roque (Aveiro):
7.
Montargila – Algés – Lisboa (5):
- em tons de azul médio;
- com dois filetes no limite da aba,
um largo pelo exterior e outro fino pelo interior, no separação entre a aba e o
covo, igualmente dois filetes, um fino pelo exterior, num azul mais claro e um
mais largo, num azul mais escuro.
- entre os dois conjuntos de filetes
e pelo limite interior dos da bordadura da aba, um espinhado duplo;
- decoração ao gosto oriental,
trabalhada, com motivos com pormenores cuidados, mas também já com alguns
edifícios desenhados com traça ocidental;
8. Faianças Vitória -Aveiro (1):
►
Características marcantes que se mantêm:
- os habituais elementos
decorativos: a ponte, o palácio, as nuvens, os lagos (a água);
9.
Faiança de Gaia (???) – Cantão em tons de rosa (6):
►
Características marcantes que se mantêm:
- os habituais elementos
decorativos: a ponte, o palácio, o salgueiro, as nuvens, os lagos (a água);
- com dois filetes no limite da base,
um largo pelo exterior (inferior) e
outro fino pelo interior (superior), e igualmente dois filetes, um fino e outro
mais largo, no limite do bojo.
10.
Fábrica de Carritos e Caceira – Figueira da Foz (2):
Nota: Só se conhece esta caneca
quadrilobada (2) do Museu Municipal Santos Rocha, da Figueira da Foz, cuja
respetiva ficha identificativa aponta para a Fábrica de Carritos (localidade),
sucessora da Fábrica de Caceira (localidade próxima de da Carritos), dos mesmos
proprietários.
►
Características marcantes que se mantêm:
- os habituais elementos
decorativos: a ponte, o palácio, o salgueiro, as nuvens, os lagos (a água);
Em suma, o motivo Cantão Popular reveste-se de
características ímpares, quer pela quantidade de fábricas que produziram o
mesmo e que ficarão incógnitas para sempre; quer pela diversidade de variantes e
estilos adotados; quer mesmo, pela menos usual, aplicação de outras cores que
não o azul, tal como o amarelo-ocre da peça apresentada ou mesmo o rosa, de
outra peça identificada.
Será que alguma vez se conseguirá efetuar
um estudo que sistematize e identifique, de forma mais ou menos concreta, os
vários fabricos de Cantão Popular,
existente, de Norte a Sul?
FONTES: